Pesquisar este blog

21 de jan de 2018

Memo Italian Leather - Fragrance Review


Nem sempre o perfume mais comentado ou procurado de uma marca é a criação mas interessante que ela tem a oferecer, mas no caso da Memo Paris na minha opinião a obra-prima da marca é justamente o perfume que eu via mais procura nos grupos de perfumes: Italian Leather. Assim como Ilha do Mel, Italian Leather tem total coerência entre design e aroma e realmente é um perfume de couro no qual você consegue identificar acordes olfativos que lembrariam a Italia. Mas Italian Leather vai muito além de um mero couro, ele é uma interessante justaposição de 3 referências distintas a cultura aromática italiana.
É interessante como a perfumista conseguiu encaixar no conceito um perfume que combina uma temática intermediária de tabaco e baunilha, uma temática de base de couro e uma temática de saída de um cítrico aromático. Italian Leather é um perfume de camadas, é um perfume que fala alto, orgulhoso do que é, de sua complexidade e de seu drama. Na saída, há uma homenagem ao estilo de colônia italiano, que favorece junto com os cítricos uma dose mais generosa de ervas. A folha de tomate e o gálbano dão um aroma vegetal mais seco e quase salgado e que constrasta com um toque mais cítrico que remete a limão. Ainda nessa fase a sálvia esclareia acrescenta um toque herbal levemente animálico e bem italiano na composição.
Já nesse momento é possível perceber influências do fundo e do corpo da base, prestando-se atenção ao aroma de couro e tabaco que é utilizado. É um tabaco mais fechado, quase defumado e que se combina com um material ambarado que cria tanto a impressão de tabaco como de couro na composição. Apesar de não existirem notas florais na pirâmide, há algum toque floral que junto com a baunilha cria um bele ar sedutor, algo quase bruto, um aroma adocicado de baunilha com toques florais contrastando com um tabaco bem sizudo e picante. O couro as vezes se mostra mais clássico, com cara de artigo de couro mesmo, envolto em aromas de resinas e madeiras, e as vezes se mostra mais moderno, com uma suavidade de camurça com aromas mais minerais e sintéticos.
O perfil marcante de quase todos os materiais que vão na composição impressiona, pois Italian Leather é capaz de equilibrar suas várias referências e seus vários atores. Ele tem algo que muitos perfumes clássicos possuem, uma riqueza de detalhes que o torna quase um perfume novo a cada vez que você o utiliza, já que há muito o que se descobrir e prestar atenção. É a obra-prima da Memo na minha opinião.