Pesquisar este blog

4 de mar de 2018

Amouage Opus V - Fragrance Review


É interessante a mudança de foco que a marca árabe Amouage faz na linha Opus com o perfume V da coleção. Nunca tinha prestado muita atenção nesse integrante da bibllioteca, mas ele continua a ideia de homenagear o passado, porém com uma pegada mais moderna, uma interpretação mais direta. O que temos de homenagem aqui é um dos materiais mais clássicos da perfumaria, a iris.
Quem conhece a nota apenas da perfumaria comercial e apenas baseado em perfumes como Dior Homme chega a conclusão de que o aroma de iris é atalcado e remete a maquiagem. O fato é que essa é apenas uma das facetas da raiz baseada em dois tipos de sintéticos que foram identificados e isolados tanto nas violetas como na iris: alfa e beta inononas. Entretanto, assim como o nosso vocabulário, as notas são como palavras e podem dizer inúmeras coisas. Iris, por exemplo, pode ser amadeirada também, aquática, metálica, terrosa e até mesmo ter nuances de couro. O precioso e caro absoluto de iris, por exemplo, tem em seu cheiro um aroma predominantemente terroso e vegetal, que remete a cenoura (isso acontece devido ao parentesco químico entre moléculas da íris e os carotenoídes da cenoura).
Voltando ao perfume em si, Opus V é uma homenagem multifacetada a riqueza da iris, só que atualizada em um contexto árabe. A expertise do perfumista Jacques Cavallier faz um trabalho de primeira ao mistura aromas amadeirados secos e fortíssimos com a aura ambarada do agarwood, os tons adocicados de bebida e a rainha da composição, a iris. Ela começa com um aroma de violeta, mostra suas nuances florais aquáticas e depois evolui para o seu lado mais terroso e amadeirado, apoiado em um tipo de jasmim que ajuda a reforçar essa nuance amadeirada da composição. Creio que os materiais amadeirados ambarados que acompanham a base adocicada de oud ajudam também a criar a ilusão de um aroma seco de tabaco de fundo. Opus V é intrigante, complexo nas suas nuances mas ao mesmo tempo relativamente linear, sem mudanças bruscas de aroma ou foco. Um dos melhores da linha Opus.