Pesquisar este blog

4 de mar de 2018

Amouage Opus VII e Opus VIII - Fragrance Reviews


Pode-se dizer que visualmente e conceitualmente a partir da edição VII a linha Opus sofreu uma repaginada em sua abordagem mesmo que isso não tenha se refletido de uma forma brusca na estética dos perfumes criados. Os conceitos a partir daqui passam a ir em direções mais abstratas e artísticas, sem necessariamente referenciar o passado de uma forma direta. Os frascos também se tornam mais luxosos e trabalhados, finalmente refletindo o preço mais luxuoso da linha. Mas os perfumes continuam como os outros integrantes da linha, complexos, ricos e intensos.
Opus VII é um dos membros mais interessantes da linha pela justaposição inovadora e inusitada de um acorde de agarwood com um aroma verde e esfumaçado de gálbano. A ideia conceitual retratada é a de uma justaposição entre harmonia e imprudência, o que talvez explique a aura dramática da composição. O perfume abre com um aroma verde, adocicado, especiado, fresco e ambarado, um misto de um aroma de agarwood, cardamomo, incenso, musks e gálbano. Uma aura mais floral aparece para equilibrar a composição, porém ele nunca sai da nuance exótica árabe incensada que é uma marca da amouage. É um dos perfumes mais marcantes dentro dessa coleção.
Já Opus VIII vai numa direção mais floral e amadeirada, propondo-se criar um conceito que mescla realidade e ilusão por meio da emulação com os aromas da técnica de pintura denominada trompe l'oeil, uma técnica que utiliza-se da perspectiva e ilusão ótica para criar a ilusão de uma terceira dimensão. Acho que o objetivo aqui parece ser dar textura a um bouquê floral imaginário, como se ao aplicar o perfume na pele as flores ganhassem vida. É um cheiro que mistura toques de tuberosa com aroma de laranjeira e um leve quê floral aquático. Temos aqui também especiarias, adocicadas e meio mentoladas, e uma base amadeirada luminosa, que apesar de não listar patchouli parece criar a ilusão de um com os elementos incensados, amadeirados e resinosos. É um perfume exuberante e bem marcante.