Pesquisar este blog

21 de set de 2018

Avon Far Away - Resenha/Avaliação/Review



Eu diria que o maior desafio de um avaliador é ser justo e imparcial com perfumes que há um certo ódio/desconforto pessoal. É algo difícil já que você se obriga a utilizar e sentir por algumas horas a fragrância que causa repulsa. Hoje resolvi me propor tal tarefa a usar o meu maior desafeto da Avon, o perfume Far Away. Sempre achei Far Away horrível, mas me perguntava, como é possível que um perfume desses se mantivesse em catálogo por mais de 20 anos? É o tipo de pergunta que só é possível de ser respondida usando a fragrância.

Isolando as implicâncias pessoais e usando na pele, chego a conclusão que Far Away é mais interessante do que eu imaginava. É certamente um sucesso, considerando que pela faixa de preço o custo com a fórmula em si não deve ser alto. Mas o perfumista que compôs conseguiu uma proeza técnica de fazer uma criação coerente do começo ao fim, um perfume que propõe uma fantasia tropical floral de terras distantes.

Descobri que há básicamente dois Far Away, duas impressões da mesma ilha exótica: a que se observa de longe e a que é sentida de perto na pele. A que eu desgosto é a impressão de longe, de uma ilha que parece artificial, com algum aspecto floral amargo e powdery que me incomoda. De perto, porém, Far Away cria uma fantasia bem agradável de um floral branco, exótico e sensual, que é centrado no aroma do ylang e o complementa com uma impressão de laranjeira e o que me parece toques de tuberosa. As frutas aqui são utilizadas para amplificar o aspecto exótico e reforçar o caráter lactônico das flores. A base ajuda a criar uma impressão amadeirada lactônica e cremosa, um aspecto confortável nessa ilha tropical acessível.

Utilizado no inverno o melhor aspecto de Far Away se ressalta e o lado mais artificial e que me incomoda dura pouco tempo, com a impressão de perto predominando mais que a de longe. De alguma forma, sua aura me remete a uma versão tropical e de férias do aroma floral presente no Dolce & Gabbana Feminino. Hoje entendo claramente o sucesso de Far Away, que é o de oferecer algo exótico e sensual e acessível para um público que procura algo assim e que não quer cheirar a shampoo ou desodorante, que é o que muitos perfumes acessíveis oferecem.