21 de mai de 2019

Thera Cosméticos Amatus - Avaliação/Resenha/Review



Conceito: 4,7 Olfativo: 4,7 Técnico: 4,5 Apresentação: 4
Nota Final: 4,7 Nota Faixa: 4,7
Faixa de Preço: 1 - até 150 reais


Com Amatus a Thera cosméticos continua a diversificar suas referências culturais com as quais é sempre possível aprender algo se você pesquisar rapidamente. A marca já explorou divindades gregas, figuras ilustres da ciência, cidades históricas e agora com Amatus também oferece palavras em Latim. Amatus é um verbo que significa aquele que foi amado e talvez tenha sido escolhido pela sonoridade visto que o tempo passado dá entender um ato que finalizou enquanto seu aroma gourmand muito bem feito tem mais chances de ser um amor contínuo e existente no presente.

Inspirado na fragrância I Love New York for All da grife Bond No 9 é uma grande surpresa que a Thera Cosméticos tenha lançado tal fragrância e uma surpresa ainda maior com o resultado final. Há algumas pequenas diferenças no aroma em si, mas de forma geral o perfume chega bem próximo da perfeição em reproduzir uma fragrância que é vendida a um preço mais elevado. É uma proeza técnica que num orçamento menor isso seja possível. E é uma grata surpresa que um perfume pouco conhecido do público em geral se torne acessível, certamente uma aposta do Mário em algo que tem potencial de ser um sucesso de vendas.

Amatus captura muitíssimo bem os principais aspectos do perfume que o inspira, o aroma gourmand que é um contraste entre um aroma de açúcar queimado, cheiro de café torrado e um chocolate que começa mais gentil e vai aos poucos crescendo na pele, ganhando um aroma que é doce e ao mesmo tempo meio amargo. Diria que o que difere em Amatus é uma escolha pessoal do Mário, que prefere dar uma saída ligeiramente mais cítrica para criar uma dinâmica crescente e tornar o perfume mais harmônico e menos enjoativo. A pimenta me parece ter sido trocada por um leve toque de cardamomo também, que dá um aspecto fresco muito bem vindo.

As diferenças porém duram pouco tempo e rapidamente o perfume vai aquecendo na pele. A princípio o chocolate parece vir de um uso inteligente do que me parece ser patchouli e, suponho, o musk cashmeran, criando uma textura mais atalcada de chocolate. Logo em seguida o aroma de açúcar queimado vai surgindo, junto com o cheiro de café torrado. O chocolate vai se tornando mais denso, adquirindo uma textura de licor de chocolate, e o perfume então entra numa fase final que equilibra tudo com o aroma das madeiras e couro. A performance me parece muito boa, talvez pela avaliação estar em um dia frio o perfume não parece projetar tanto, mas certamente mesmo em um ambiente mais frio o perfume é bem perceptível. Talvez surpreenda que um contratipo possa ter uma nota tão alta, entretanto considerando faixa de preço, honestidade no que é entregue e fidelidade à fragrância Amatus não decepciona é um grande achado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com relação a postagem? Escreva aqui
Comments related to the post? Write them here