6 de jun de 2019

Armaf Shades Wood - Avaliação/Resenha/Review



Conceito: 2.5 Olfativo 3.5 Técnico: 4.5 Apresentação: 3
Nota Final: 3.4 Nota Faixa: 3.5
Faixa preço: 2 - entre 150 a 300 reais

Quanto mais o setor de nicho avança lucrativamente mais outros setores acabam encostando indiretamente nele para adaptar conceitos trabalhados em uma margem de preço maior para algo mais acessível. A Armaf se especializou nisso e é uma marca que tem funcionado como uma espécie de hub de ideias da perfumaria comercial e de nicho que deram certo. Nem sempre todas elas remetem a um perfume específico, como é o caso da criação Shades Wood.

Apesar dos comentários de que essa criação da marca remete ao By Kilian Rose Oud isso não é uma percepção 100% correta e o que ambos compartilham entre si é apenas a vibe exótica e a dinâmica de agarwood e rosa - mas até aí vários perfumes no mercado fazem isso de maneiras diferentes. Shades Wood fica no meio do caminho entre algo distinto e algo que remete a outro perfume e é difícil entender exatamente qual era o objetivo da marca com ele, visto que não há nenhuma descrição relacionada a seu aroma. É um perfume com um conceito perdido ou distorcido.

Mas o seu aroma em si faz sentido o suficiente para que a fragrância funcione, ainda que as escolhas feitas o tornem agressivo e desbalanceado a princípio. Shades Wood parece justamente um projeto que tenta adaptar custos e perde parte da harmonia a princípio - a rosa do jeito que é trabalhada aqui tem um aspecto agressível, carregada no aroma mais verde e floral do gerânio e em um oud meio sujo e com algo que remete a couro e açafrão. Parece que esse não era o objetivo, visto que o perfume conforme vai evoluindo ganha uma aura mais equilibrada, um aroma amadeirado com nuances de incenso e uma rosa ainda exótica porém mais equilibrada.

Ainda que sacrifique coerência e harmonia Shades Wood certamente oferece o que as massas buscam: performance. Poucas borrifadas são o suficiente para que seu cheiro dure e seja perceptível boa parte do dia. Se a Armaf investisse um pouquinho mais em pequenos detalhes como conceito, melhor apresentação e melhor equilíbrio certamente Shades Wood seria um produto muito mais coerente e harmônico. Pelo que entrega é um perfume exótico razoável que tem suas limitações.