4 de jun. de 2019

Armaf Tres Nuit - Avaliação/Resenha/Review


Conceito: 3 Olfativo 3 Técnico: 3 Apresentação: 3
Nota Final: 3 Nota Faixa: 3
Faixa preço: 2 - entre 150 a 300 reais

1-Ruim 2-Regular 3-Bom 4-Ótimo 5-Excelente

Assim como o Aventus o perfume Green Irish Tweed é uma criação clássica da grife de nicho Creed que influenciou muito a perfumaria comercial, começando na década de 90 com o perfume Cool Water da Davidoff, que descendia diretamente da sua combinação de notas frescas, lavanda, violeta e madeiras. Nos últimos anos com o interesse pelo Aventus e, consequentemente, na Creed o interesse na ideia do Green Irish Tweed (GIT) ressurgiu e tanto clones como inspirações de seu cheiro voltaram a aparecer no mercado. Uma delas é feita pela marca árabe Armaf e é chamada de Très Nuit.

O único que se sabe, teoricamente, sobre Très Nuit é que pelo seu nome ele foi feito para ser um perfume noturno, mas em sua essência ele é basicamente uma variação na dinâmica do GIT que sugere o aspecto noturno pela intensa saída fresca, quase frutada, que acaba pondo mais ênfase na lavanda e remetendo mais a princípio ao Cool Water do que ao Green Irish Tweed. Porém uns 10 minutos depois o aroma de violeta o redireciona para a inspiração correta.

É inegável que a combinação de iris, violeta e lavanda com as notas mais frescas certamente remetem ao Green Irish Tweed, entretanto da forma que os elementos foram recombinados Trés Nuit não parece esconder suas intenções de tentar ser uma versão de performance e mais barata do original, com o aroma da violeta trabalhado de uma forma que acaba remetendo na evolução da fragrância ao aroma de sabão em pó, um aroma floral bem limpo.

Na base é que o perfume perde essa aspecto limpo de sabão a ganha uma base amadeirada de sândalo com toques de musk, algo que remete bem ao original. Da forma como a dinâmica é construída a performance não surpreende, começando com uma potência mais noturna mas evoluindo para algo mais diurno, o que me parece um equívoco no posicionamento do produto. De forma geral Tres Nuit é médio/bom em todos os aspectos, inclusive no frasco, visto que os frascos da armaf apesar de terem uma aparência bonita são conhecidos pelos problemas de vazamento que possuem. Certamente como alternativa ao GIT não é um dos melhores, entretanto também não está entre os piores.