15 de set. de 2019

Art de Parfum Encore Une Fois - Avalição/Resenha/Review


Conceito: 9
Olfativo: 8
Técnico: 7
Nota Final: 7,8

Composição Nota:
25% Conceito, 50% Olfativo, 25% Técnico
Preço Oficial: 160 Libras 50ml

Categoria: Nicho

Fundada em 2016 a marca Art de Parfum além de estar na época a frente de tendências que se formariam também demonstrou ser uma marca com desenvolvimento atípico ao longo desses 3 anos. Criada por Ruta Degutyte a marca fez de sua essência uma perfumaria preocupada com o meio ambiente, algo que tem se tornado cada vez mais comum entre as marcas de nicho. Mas isso não foi um pretexto para lançar fragrâncias tolas e a Art de Parfum procurou focar em qualidade em vez de quantidade e em aliar uma sofisticação francesa à um estilo contemporâneo de perfumaria. Apenas 3 anos depois é que ela vem com uma nova criação ao mercado, Encore une Fois, permanecendo fiel aos seus princípios.

Confesso que Encore un Fois não é o meu favorito da marca e que fiquei confuso quanto ao preço superior em relação aos demais e com relação ao status de edição limitada. Não me faz muito sentido isso visto que o perfume parece investir em um estilo olfativo que poderia tanto ser parte fixa da coleção como até mesmo vender facilmente pelo agradável aroma. O certo é que conceitualmente o perfume entrega o que se propõe a entregar e consegue continuar com coerência o que foi iniciado em 2016.

Com um nome que se traduz como Mais Uma Vez o perfume foca na intimidade da pele da pessoa amada, o que talvez explique sua natureza intimista e segunda pele. Encore Une Fois parece ser mais um perfume que antecipa uma tendência por aromas mais intimistas, delicados e com uma temática mineral e salgada, centrada nessas qualidades de um acorde sintético de ambergris. Para criar um aroma distinto Encore Une Fois trás um acorde mineral de incenso à essa ideia e trabalha com os cítricos da saída para que eles passem um ar de sofisticação francesa.

Um uso bem sutil de aldeídos dá o toque francês clássico e ajuda a criar um aroma brilhante, intenso e que remete discretamente a incenso em meio ao aroma limpo da saída. Há algo meio resinoso e que remete a seiva e a bálsamo usado de uma maneira bem sutil, misturando-se ao aspecto cítrico de laranja e ao cheiro mais mineral de incenso, que ocupa o meio da composição no lugar do que seriam as flores. Aos que temem o caramelo, é um toque bem discreto, que parece estar aqui mais para criar um contraste com o aroma levemente salgado do ambroxan.

Minha decepção com Encore Une Fois é talvez a evolução, tornando-se discreto demais e intimista demais ao meu olfato. Os musks parecem predominar e o ambroxan não se destaca tanto, abrindo espaço para um aroma amadeirado distante. Dessa forma o perfume torna-se um pouco apagado depois que passa a dinâmica da saída e do coração e dá vontade de reaplicar para que seja possível sentir os melhores momentos do perfume na pele. É certamente um perfume que nesse momento só a pessoa amada e mais próxima de você será capaz de notar nitidamente.