24 de set. de 2019

Santi Burgas Oud de Burgas - Avaliação/Resenha/Review


Conceito: 10
Olfativo: 9
Performance: 10

Nota Final: 9,5

Composição Nota:
25% Conceito, 50% Olfativo, 25% Técnico
Preço Oficial: 295 euros 100ml

Categoria: Nicho

Eu diria que a primeira coisa que chama a atenção nesse integrante da White Collection de Santi Burgas é o preço em si, bem superior aos outros da coleção. Com a ascenção dos perfumes de Oud e sua facilidade em criar uma aura luxuosa e sofisticada muitas marcas passaram a cobrar mais em criações com essa temática simplesmente pois elas vendem, sem que o custo da fórmula refletisse o que é entregue. Mas nesses momentos é necessário ser justo e avaliar um perfume por seus próprios méritos, pela experiência que ele entrega. E nesse sentido eu diria que Oud de Burgas chega a ser até barato pelo que ele te entrega em termos olfativos.

Primeiramente, é necessário alertar que esse não é um oud comercial e também não é um oud que ser preocupa nem um pouco em ser comercial. Santiago Burgas propõe aqui uma criação que exalta as facetas mais primais do agarwood, aquele aspecto oleoso, animálico e que para alguns remete a estábulo (e para mim a óleo de motor). Mas Oud de Burgas propõe um equilíbrio dessas facetas com um aroma amadeirado tão nobre quanto o agarwood e utilizando o aspecto mais terroso e cinza da raiz de iris para refletir a natureza serene e contemplativa do perfume.

Uma coisa que eu diria que atua contra e a favor de Oud de Burgas é a sua potência - apesar de classificado como um edp é praticamente um extrato e mesmo quando diluído não perde performance ou beleza - temi que seu aroma seria forte demais e resolvi acrescentar um pouco de álcool de cereais a parte do perfume em outra amostra. Ao fazer isso parece que um pouco menos concentrado seu aroma abre e é possível perceber suas belas nuances: o aroma mais oleoso e animálico do oud, a maneira como ele faz a transição para um aspecto medicinal e amadeirado da nargamota e do bálsamo de gurjum, o aroma amadeirado do sândalo, o aspecto mais terroso e sóbrio da raiz de iris.

Tudo isso se torna mais notável com Oud de Burgas um pouco mais diluído, evidenciando a nobreza dos materiais que vão em sua fórmula e evidenciando de fato que sua fórmula não é nem um pouco barata. Se há muitos ouds no mercado que não entregam de fato algo que corresponde ao preço que cobram, esse não é o caso. Mas cuidado, seu aroma é fortíssimo e mesmo 1 ou 2 borrifadas já são bem intensas.