24 de out. de 2019

Hermetica Cedarise - Avaliação/Resenha/Review



Fazendo parte do quarto de perfumes amadeirados da Hermetica, Cedarise é segundo a marca um ode ao emblemático Cedro, uma madeira cujo o óleo essencial é multifacetado, mostrando um aroma similar ao de pincel de barbear, com nuances resinosas, terrosas, verdes, entre outras. Cedarise tenta construir um ode ecosustentável à madeira combinando-a com vetiver, musk e cipestre.

Confesso que na pele, porém, a história é outra, diferente da que é contada na descrição e no nome. Ainda que o homenageado seja o Cedro e de que ele provavelmente esteja aqui de fato, quem realmente manda na composição é o vetiver. Os aspectos amadeirados, verdes e vegetais da raiz de vetiver moldam a identidade da composição e o cedro acaba indo para escanteio, para uma visão de um cedro mais sintético do que natural para ser sincero.

É um problema que poderia ser facilmente resolvido, bastante trocar o nome e a inspiração em si. Cedarise é um bom perfume de vetiver, razoavelmente complexo, redondo, com um leve aspecto gourmand que em combinação com o resto remete a clássicos de vetiver como Vetiver Tonka e Vetiver Oriental, porém com uma saída mais verde, provavelmente influência do cipreste. Para os que esperam o cedro aqui, mesmo na evolução ele fica mais como uma fantasia, não sendo um perfume que serve como exemplo de cedro natural de fato. Para os fãs de vetiver, porém, vale a pena conhecer o que a Hermetica entrega aqui.