21 de out. de 2019

Hermetica Source 1 - Avaliação/Resenha/Review



Criada pelos mesmos fundadores da Memo e da Floraiku, a Hermetica é uma marca que surge com algumas ideias inovadoras principalmente do ponto de vista técnico mas que vende essas ideias de uma maneira confusa ao consumidor. O conceito da marca é o de vender fragrâncias moleculares e da forma como é descrito fica um entendimento ruim de que a marca está inocando ao combinar materiais naturais e sintéticos - coisa que é mais velha que a própria perfumaria moderna. O que há de realmente desafiador aqui é a produção de perfumes ecologicamente conscientes e sem o uso de álcool.

Fazer perfumes sem utilizar álcool não é tão simples quanto parece - você retira um dos melhores veículos para garantir a evaporação do perfume na pele e para garantir uma rápida absorção. Utilizando uma tecnologia patenteada da Symrise os criadores da Memo fundam uma marca que se não vendem bem a sustentabilidade pelo menos a praticam como parte integrante da ideia - escolha de sintéticos biodegradáveis e de naturais sustentáveis, perfumes sem álcool, frascos reciclados e refiláveis, utilização dos lucros  para a preservação do meio ambiente. E nessa nova abordagem a marca olha para o passado da perfumaria na alquimia para propor uma nova linguagem de representação e leitura olfativa que é muito interessante em sua abordagem.

Source 1 é o perfume que deu início a coleção Hermética e que é serve como base de composição de todas as outras criações, sendo oferecido isolamente para que possa ser usado assim ou servir de base para outras composições. A formulação não alcóolica em Source 1 é interessante pois ainda que seja possível identificar os 3 diferentes momentos nele é possível percebê-los quase de maneira imediata, mas sem que nada pareça pesado. Isso em si é difícil pois há potentes materiais sintéticos fazendo o papel de ambar e madeira na formulação. Conseguir isso em uma formulação não alcóolica e ainda oferecer um líquido não pegajoso e que evolua como um perfume alcóolico é uma proeza e tanto.

É dito que cada perfume da Hermética interage de maneira diferente com a pele do usuário e acredito que com essa patente utilizada da Symrise isso não seja apenas mito e sim parte da tecnologia empregada. Na minha percepção particular Source 1 não me parece apenas cítrico, há algo frutado nele que é intrigante - a bergamota em combinação com a parte amadeirada e de ambar por alguns momentos cria a ilusão do aroma de mamão papaya. Depois percebo uma parte amadeirada que em teoria seria agressiva mas aqui é potente e suave ao mesmo tempo.

Há algo de fundo que parece ir quase numa direção de couro, me remetendo ao um couro brilhoso, encerado, algo quase tocando em um giz de cêra. Me parece uma escolha acertada para retomar da década de 90 minimalismo zen e preocupado com o ambiente e um perfume que pode agradar bem a quem gosta de fragrâncias lineares e simples, porém bem feitas.