24 de out. de 2019

Olfactive Studio Leather Shot - Avaliação/Resenha/Review


A Olfactive Studio é uma marca que eu não coloquei muita fé quando a conheci e a vi surgir no mercado mas confesso que tem sido uma marca que tem me surpreendido em sua evolução. Céline Verleure começou sua marca com uma visão talvez mais comercial, entendo eu, pensando em estabelecer seu nome e público, e aos poucos tem evoluído de uma maneira mais criativa e sofisticada. Com a coleção Sépia ela propõe seus perfumes mais sofisticados, em concentração extrato e trazendo uma espécie de homenagem a temas clássicos da perfumaria, casando-os com imagens que tem uma perspective retrô. A primeira trilogia dentro dessa nova coleção é compostas de Leather Shot, Vanilla Shot e Chypre Shot.

Eu esperava em Leather Shot um couro mais defumado e animálico, algo que remetesse ao início da perfumaria moderna em Grasse, porém não é isso que é entregue aqui. Entendo que se tivessemos uma vertente assim de perfume de couro a marca entraria em redundância com outro perfume seu, Woody Mood, que convém muito bem esse tipo de perfume clássico de couro. Bertrand Douchafour parece então mover a nostalgia da composição para um outro caminho, um que ainda que não seja tão antigo já irá completar quase 30 anos na perfumaria: Feminite du Bois.

O perfume que Douchafour entrega aqui é, na minha visão, uma grande homenagem a Feminite du Bois revisitada do ponto de vista de um aroma de couro aveludado, estilo camurça, e um que ganha um sutil toque de cominho para criar um aspecto animálico de pele. Há iso e super ou algum análogo dele fazendo o papel de cedro e vetiver aqui, acompanhado do sândalo e das especiarias. Em vez de canela, o perfume trás uma especiaria que combina perfeitamente com couro, cardamomo, e parece ter um leve toque de noz moscada também, que dá um aspecto especiado mais seco, levemente sujo. A dinâmica de maneira geral, porém, transmite muito bem a ideia de um perfume aveludado, o estilo contemporâneo de oriental que foi desenvolvido na década de 90 e que se tornou bem sucedido nas décadas seguintes.

 Leather Shot apesar da temática e da concentração se mostra um perfume fácil de usar, presente sem ser dominante ou sufocante e é uma escolha interessante de temática retrô para um dos temas mais clássicos existentes na perfumaria.