9 de out de 2019

Thera Cosméticos Bacco - Avaliação/Resenha/Review



Similaridade: 9
Olfativo: 9,5
Performance: 9,5
Nota Final: 9,3

Composição Nota:
35% Similaridade, 40% Olfativo, 25% Performance
Preço Oficial: 109 reais 100 ml, 69 reais 50ml
Categoria: Contratipo

Não cheguei a conhecer a primeira versão do perfume Bacco mas só o fato da Thera cosméticos se prontificar a fazer uma versão mais fiel dado a disponibilidade financeira para isso já demonstra seu sério compromisso com seu público e sua vontade de melhorar sempre que possível. De maneira similar a Volcano, Bacco é uma excelente opção para quem curte perfumes aquáticos e busca um com boa performance, harmonia e fidelidade em relação ao original. Bacco pode ser até mesmo uma opção para os que curtem perfumes aquáticos mas não suportam calone ou folha de violeta mesmo em doses pequenas, que é o caso do perfume volcano.

Minha única implicância aqui é similar a que acontece no perfume Volcano e não reflete no que o público espera de um perfume contratipo. Ao se inspirar no Allure Home Sport, um perfume aquático cítrico, a escolha do nome poderia ter sido mais relacionada a alguma divindade greco-romana que estivesse relacionada ou ao mundo das águas ou dos esportes. A escolha de Bacco é estranha nesse sentido, visto que esse é o Deus do vinho e dos excessos, o que não combina com a natureza limpa, fresca e harmônica dos aquáticos. Mas como Zeus, Apolo e Poisedon já possuiam contratipos na marca é provável que a escolha tenha sido feita considerando as que ainda não tinham sido homenageadas.

Focando no que interessa, Bacco surpreende positivamente em como consegue ser uma versão mais concentrada e de melhor performance do Allure Homme Sport ao mesmo tempo que não distorce a dinâmica do cheiro - é um perfume aquático elegante e de alta qualidade. Todos os elementos do Allure Homme Sport estão presentes aqui e as diferenças são pequenas e mais evidentes na pele do que na fita: o calor da pele faz com que a parte aldeídica limpa evapore mais rápido e revele um aroma cítrico levemente doce, que parece apontar na direção de outro perfume na família Allure, o Edition Blanche. Rapidamente o aspecto mais limpo e aromático toma conta e conduz o perfume na mesma direção do perfume original. Os musks e os discretos toques amadeirados também estão presentes aqui, talvez de uma maneira simplificada mas ainda sim com um grau de semelhança muito bom em relação ao original.

Não dá para dizer que Bacco é um substituto perfeito para o perfume da Chanel, até porque ele não carrega o peso, nome e preço da marca e isso influencia sutilmente na experiência para alguns usuários. Mas é possível dizer que Bacco é sim um excelente substituto de alta fidelidade ao perfume da Chanel, um com um ótimo custo-benefício para quem busca um perfume elegante para o dia-dia.