28 de nov. de 2019

Amberfig Leather & Lavender - Avaliação/Resenha/Review




Ainda que esteja classificada como unissex a coleção de Colognes da Amberfig parece ter sido pensada nessa primeira leva de lançamentos para oferecer 2 perfumes que irão agradar mais ao público feminino e 2 que o público masculino irá se identificar mais. Para o público feminino a marca oferece composições mais frutadas, encontrando um bom equilíbrio na concentração mais leve entre duração na pele e concentração no frescor da saída. Para as mais masculinas a marca tenta ir em uma direção mais desafiadora, propondo perfumes que na teoria não seriam colognes e que exigiriam uma concentração maior.

Leather & Lavender talvez seja o mais desafiador nesse sentido, pois ainda que tenha a lavanda para servir de frescor mais herbal não é uma composição que foca em cítricos para atingir sua leveza. É um perfume que parece explorar um couro mais macio e camurça, algo que sugere discretamente violeta, e veste esse couro com especiarias frescas, ervas provençais e madeiras. E de fato o perfume é muito bem sucedido em oferecer uma fragrância amadeirada couro que é fresca, mais fácil de usar em temperaturas quentes e muito elegante.

Aqui temos uma das melhores aberturas de cardamomo que já senti em um perfume, sendo capaz de capturar o frescor aromático do cardamomo, suas nuances cítricas e um aspecto mais terroso que raramente é explorado nessa especiaria. A lavanda complementa o cardamomo em sintonia e as outras ervas dão um toque clássico e complexo à composição mas sem roubar o toque aveludado e macio de couro. Ele evolui naturalmente para uma base amadeirada onde o sândalo predomina de uma maneira mais discreta e com um leve toque terroso, talvez em partes devido ao musgo e talvez em partes a uma utilização secundária de sintéticos de iris que complementam o aroma de couro da composição.

Esse  é um perfume que você consegue utilizar tranquilamente no verão e que surpreende pelo seu aroma não ser uma fragrância típica para essa estação, se destacando como algo inusitado. Das 4 fragrâncias, entretanto, é uma que a marca poderia estudar em fazer uma outra concentração também para explorar a riqueza da estrutura olfativa proposta, com um edp que mantivesse o delicioso aroma de cardamomo e colocasse ainda mais couro na composição.