27 de nov. de 2019

Amberfig Strawberry & Rose - Avaliação/Resenha/Review



Um dos perigos muito fácil de cometer até mesmo quando se é experiente na perfumaria é o de equivaler concentração à potência e duração na pele. Uma construção olfativa nem sempre tem a melhor performance na maior concentração e as vezes a diluição melhora e muito a harmonia da fragrância construída e não compromete o tempo que o perfume dura. Na linha de colognes da Amberfig isso fica razoavelmente evidente nos 4 elementos mas um deles em especial se destaca nesse sentido: Strawberry & Rose.

Ainda que tenha elementos frescos e cítricos Strawberry & Rose é o que mais está deslocado dentro da temática de uma Cologne ou de uma Eau de Cologne dentro da coleção. É um perfume desafiador, mutante, complexo e nem sempre fácil em sua harmonia, mas uma experiência muito interessante como um todo. É também um trabalho que novamente explora de maneira criativa e arriscada a sua temática frutada principal.

Para quem espera um morango suculento e adocicado pode se surpreender com a forma como o perfume abre na pele, que é de um frescor levemente atalcado e refrescante, algo que me faz pensar em lavanda e em colônia infantil até. Logo em seguida você percebe que o morango em si aparece mais com o seu cheiro verde e azedinho, como se fossem morangos ainda em amadurecimento ou como se estivessemos sentido o cheiro das folhas do morango.

Porém quando você imagina que o perfume não irá ter cheiro da fruta uma segunda fase do perfume trás esse aspecto e me remete com o corpo floral ao cheiro de morango da boneca moranguinho, trazendo uma recordação nostálgica e bem interessante. A rosa faz parte disso, aparecendo de maneira delicada, meio verde e meio atalcada. O perfume termina numa base interessante que ainda que seja predominante em musk parece sugerir um aroma chypre moderno com algo que remete a patchouli e baunilha.

 Mesmo depois de umas 4 horas aplicados o perfume continua bem firme na pele e bem evidente. Não é a criação mais amigável da linha de imediato mas é uma intrigante, um perfume que parece flertar com diversos gêneros olfativos ao mesmo tempo, como se fosse um pouco fougere, um pouco frutado, um pouco floral e um pouco chypre. Vale a pena conhecer.