19 de nov. de 2019

Boticario Zaad Mondo EDP - Avaliação/Resenha/Review


Lançado em 2017, Zaad Mondo poderia ser visto como uma espécie de celebração/comemoração dos 10 anos de existência do perfume Zaad. Não que esse seja o primeiro flanker do Zaad disponível no mercado: em 2010 foi criado o Zaad Amber, em 2012 o Zaad Exclusivo e em 2015 o Zaad Vision. Entretanto, Mondo é o primeiro entre eles a retornar para os mesmos pontos fortes e fracos do perfume original, como uma espécie de sucessor do seu legado. Não concidentemente, Zaad Mondo também vai por um caminho Amadeirado e fresco, trocando dessa vez o frescor Aromático/Fougére por algo aquático e com nuances especiadas e frutadas.

No perfume Zaad que originou a família há uma temática implícita da busca de ingredientes de diversas regiões do Mundo e isso fica mais evidente na narrativa do Zaad Mondo, que une madeiras exóticas, especiarias de regiões diferentes, frutas cítricas, lavanda e ervas aromáticas. Acredito que a parte aquática e ozônica acabe refletindo o oceano e o céu, representando a viagem ao redor do mundo com esses ingredientes. É uma viagem bem comercial, diga-se de passagem, mas uma feita com muito conforto e um certo grau de sofisticação.

Não sei se é efeito dos testes na fita olfativa ou se houve uma pequena reformulação na mudança de frasco mas essa versão atual do Zaad Mondo abre com menos ênfase no acorde aquático e oceânico, abrindo espaço para o aroma especiado leve e refrescante do cardamomo. O zimbro surge logo em seguida, dando um toque spicy seco de bebida, esse se misturando a nuances aquáticas e verdes de violeta e um leve toque frutado.

Numa última fase Zaad Mondo mostra seu lado mais amadeirado e exótico, onde há um blend equilibribado de vetiver, cedro, sândalo patchouli e um leve toque exótico de cipriol, utilizado em geral para compor acordes comerciais de agarwood. Essa fase parece uma boa melhoria em relação ao Zaad original mas ainda sim se mostra suave para uma fragrância eau de parfum. De maneira geral, Mondo configura um perfume versátil, seguro, entre um aroma casual e algo mais refinado/elegante. Certamente um pouco mais de projeção/intensidade não faria mal a ninguém aqui.