4 de nov. de 2019

Penhaligon's The Uncompromising Sohan - Avaliação/Resenha/Review



Ainda que eu não seja fã da linha Portraits, The Uncompromising Sohan me surpreendeu como uma excelente criação capaz de contar sua história em dois níveis de discurso. O primeiro deles é o do personagem criado e retratado pela fragrância: ambicioso, inteligente e astuto, Sohan vende o retrato de uma rosa de espinhos enormes, uma rosa nem um pouco discreta, uma rosa original e talentosa. É certamente uma descrição um pouco exagerada mas que vende bem a fragrância.

A parte mais interessante de Uncompromising Sohan reside justamente no seu nome e sua homenagem indireta, sendo o segundo nível de discurso dentro da criação. Sohan é um caramelo tradicional do Irã feito de broto de trigo, clara de ovo, água de rosas, açúcar, manteiga, açafrão, cardamomo e lâminas de âmendoas e pistache. Uncompromising Sohan abraça esses dois níveis de significado e ao mesmo tempo que é um perfume que usa a moda de aromas de oud, açafrão e rosas também homenageia esse doce tradicional com elementos que permeiam a composição.

Ainda que aqui seja explorado a combinação esperada de agarwood, rosas e açafrão, a forma como isso é feito é muito superior em termos de textura e o oud que é entregue aqui se não for natural é uma base de alto valor, capaz de reproduzir as nuances animálicas de uma maneira bem convincente. O aroma de oud a princípio está combinado com as nuances de ambar e com a rosa e açafrão, mas é possível perceber toques frescos de cardamomo criando a referência ao doce tradicional. Há algo meio gourmand e amêndoado que também permeia a fragrância, como se desse um sutil toque açúcarado ao oud animálico e a intensa rosa.

Quando parece que o perfume para de evoluir o oud então ressurge na última fase da fragrância, com o aspecto animálico crescendo e se misturando ao aroma mais amadeirado e seco do sândalo. De maneira geral é um perfume muito bem construído olfativamente e conceitualmente e capaz de extrair um aroma bem sofisticado e distinto de elementos que se tornaram relativamente comuns