16 de nov. de 2019

Xerjoff Cruz Del Sur II - Avaliação/Resenha/Review


Os melhores trabalhos da italiana Xerjoff são sempre aqueles onde a marca consegue canalizar ideias comerciais de uma forma rica e bem trabalhada mas sem cair na armadilha de criar composições que parecem cópias de perfumes mais baratos. Cruz Del Sur II é um desses momentos em que a marca surpreende positivamente com um excelente perfume e um conceito pouco explorado, a floresta amazônica.

Se há algo que sempre me irrita quando há novos lançamentos inspirados na América Latina é a preguiça das marcas internacionais em ir além dos clichês Rio, Bahia, Carnaval, Samba e Caipirinha. E por isso é animador ver que Sérgio Momo teve a ideia para a dupla de perfumes baseado em suas viagens pelo rio Amazonas. Com Cruz Del Sur II a ideia é capturar as chuvas na floresta, a riqueza da vegetação, o exotismo e a pureza do ambiente. É certamente uma ideia ousada e bem executada quando se sente o perfume.

Cruz Del Sur II faz um excelente uso de notas frutadas, sem torná-las banais mas dando uma aura amigável e um certo apelo comercial à composição. O perfume parece exalar e celebrar a vida da floresta na pele: percebe-se que há um aroma suculento, verde e úmido, algo bem agradável. O perfume parece alternar entre nuances de figo, goiaba, groselha e manga verde, envoltas em um aspecto verde que remete a seiva de planta e a folha úmida depois da chuva. As flowers exóticas se mostram mais tímidas, talvez pela vibrante saída que as antecede, mas há um certo ar floral branco lactônico que remete ao que deseja ser comunicado. O aspecto gentil e o puro do perfume parece vir em sua última fase, que cria uma espécie de casulo olfativo na pele com um toque de musk, coco, iris e madeiras, finalizando o perfume de uma forma aconchegante e sofisticada na pele.

A impressão geral que Cruz Del Sur II me transmite é dual em seu comportamento. Ao mesmo tempo que o perfume captura de uma forma mais comercial e amigável o conceito de uma natureza vibrante ele também te envolve em uma aura de paz e tranquilidade diante da beleza e harmonia de tal ambiente.Um excelente projeto da casa.