20 de dez. de 2019

Al Haramain L'Aventure Femme - Avaliação/Resenha/Review


Quando tive a chance de conversar com um amigo recentemente que tem uma empresa de contratipos, ele me chamou a atenção a algo que eu nunca havia pensado anteriormente. Os perfumes que tem como inspiração outra criação original podem não ser exatamente similares não apenas por uma limitação técnica e sim também por questões de adaptação do público, para atingir um número maior de consumidores suavizando os aspectos mais difíceis do original. É o que a marca árabe Al Haramain faz com L'Aventure Femme, sua versão para o Creed Aventus For Her.

Me lembro que quando senti L'Aventure Femme na fita olfativa versus o Aventus Her o que me chamou a atenção foi que a proposta da Al Haramain me parecia menos redonda. Curiosamente na pele o perfume se comporta justamente na direção oposta: enquanto Aventus For Her foi feito de uma forma mais agressiva, para representar uma mulher forte e decidida, L'Aventure Femme é sua versão mais comercial e mais próximo do que se esperaria de um floral frutado feminino. Isso de certa forma mata uma parte importante da identidade do original, mas torna o L'Aventure Femme mais comercial e mais fácil de usar.

A principal diferença que vejo aqui é a diminuição drástica das notas amadeiradas e ambaradas secas, que dão ao Aventus for Her uma cara mais compartilhável. Em L'Aventure Femme isso é discretamente sugerido, dando mais espaço para que um corpo floral branco fresco e delicado se destaque. Na saída há uma diferença importante também: enquanto a saída do original te remete mais ao Aventus masculino antigo, a saída do L'Aventure Femme parece mais próxima do Aventus atual: a bergamota é mais fresca e delicada, o cassis se mostra mais frutado e menos ácido, a maçã não é tão intensa e nem sugere tanto o tabacco. L'Aventure Femme também possui algo que é próprio seu, um discreto uso de um aroma adocicado que sugere algo gourmand e que é muito apreciado pelo consumidor atual.

Esse é um dos casos que não dá para dizer que a inspiração substitui tranquilamente o original visto que L'Aventure Femme é suficientemente diferente do Aventus Her. Mas também acredito que para o público mais comercial da Al Haramain se a reprodução fosse feita mais fiel ao original o perfume não venderia bem. É uma inspiração mais livre que tem sua identidade própria e que funciona por seus próprios méritos, um floral frutado com um leve toque amadeirado para quem ainda não está à fim de algo tão desafiador mas que seja bem feito.