16 de dez. de 2019

Armaf Niche Black Onyx - Avaliação/Resenha/Review


Da coleção de preciosidades da Armaf Black Onyx pode ser visto tanto como a jóia da coroa como a pedra que se destaca das demais. O perfume é interessante primeiramente por ir em um caminho distinto - outros integrantes da coleção são bem feitos, entretanto você consegue perceber que há alguma referência olfativa familiar sendo trabalhada - e as comparações que são feitas com a fragrância Rive Gauche Him são totalmente infundadas. Outro ponto interessante é a forma como o perfume interpreta o conceito de uma ônix negra, capturando mais a elegância e sobriedade da pedra preciosa do que a densidade negra de sua cor.

Para os fãs de perfumes com cardamomo, Black Onyx é um prato cheio, uma exploração sem medo nenhum das nuances que essa especiaria tem. Muitos perfumes exploram apenas o lado mais aromático do cardamomo que está distantemente relacionado a lavanda. O aroma mais canforado acaba sendo suavizado, mas aqui ele é empregado em contraste com um aspecto especiado mais seco, uma canela que puxa mais para o cheiro de cravo da índia e algo de noz moscada que não é listado na composição porém é evidente na fragrância nos primeiros minutos. De certa forma essa explosão de especiarias acabam remetendo ao aspecto negro e denso da pedra preciosa, porém a forma como eles são equilibradas acaba criando mais uma sensação bem elegante e sofisticada.

Para manter a temática criada pelas especiarias o perfume evolui para uma base oriental que consegue ser bem equlibrada sem ser tediosa. Apesar da composição listas agarwood entre as notas o perfil olfativo do acorde amadeirado da composição parece apontar mais na direção de um cheiro seco de madeira de cedro. Esse ganha um lado mais oriental pelo aroma quente e discretamente adocicado da mirra e pelo aroma terroso de patchouli que é complementado pela maciez da parte do musk na composição. Black Onyx é listado como um oriental mas parece transitar entre o mundo de um fougere especiado e um oriental especiado. Em dias mais frios sua fragrância envolve a pele com muita elegância e conforto. Uma das criações mais fortes da Armaf, não é um perfume talvez de grande apelo comercial mas é justamente isso que o torna especial, não ter medo de arriscar vendas para fazer algo mais distinto.