31 de dez. de 2019

Montale Intense Café - Avaliação/Resenha/Review


Conceito: 8
Olfativo: 9
Técnico: 10
Nota Final: 9

Composição Nota:
25% Conceito, 50% Olfativo, 25% Técnico
Preço Oficial: 160 dólares 100ml
Categoria: Nicho

Montale é uma das marcas precursorsas do mercado de nicho do jeito que ele é hoje, seja para o bem ou para o mal. Desde 2003 a marca trás para o seu consumidor perfumes que buscam aliar o estilo de perfumaria Àrabe clássica a algo mais comercial e ocidental e a marca foi uma das primeiras a focar especificamente na performance, com perfumes potentes que duram e exalam bastante. Infelizmente a marca também sempre priorizou quantidade em vez de qualidade o que torna muito difícil acompanhar o ritmo de lançamentos bem como desanimador testar tantos perfumes parecidos entre si. Para o público final, entretanto, se bem conduzido a experiência de descoberta é uma garantia de que a marca pelo menos tem um perfume para cada gosto, com um preço razoável e com uma boa performance.

Intense Café é um de suas mais de 100 fragrâncias disponíveis e essa é especificamente voltada para os fãs de perfumes orientais com um pé no mundo gourmand. Me lembro de ter testado essa fragrância em 2013 quando foi lançada e ter me decepcionado com um potente aroma ambarado seco que interferia na experiência como um todo. Tenho a impressão de que a fragrância foi ligeiramente reformulada nesse sentido, se tornando mais coesa, harmônica e sem perder a intensidade. Isso devolveu o foco a estrela da composição, o café.

A forma como o perfume é construída atrapalha um pouco em perceber o café, pois o teor gourmand vanilla e ambar que fica de fundo se mistura facilmente ao cheiro torrado e seco de café. Mas prestando atenção na aura é possível perceber seu aroma torrado se misturando ao cheiro mais doce e ao aspecto floral da rosa. A rosa construída aqui é bem bonita, tendendo num primeiro momento à delicadeza verde da rosa de maio e depois ganhando um corpo mais adocicado, de mel e tabaco. Há algum aroma que cria de fundo também um cheiro de ameixas que nunca vai embora, se misturando a baunilha, café e rosa para criar um aroma quente, doce e aconchegante.

Intense Café de alguma forma me carrega para um ambiente bem específico. Conforme sinto ele me imagino em uma cafeteria, onde o cheiro de um espresso sendo preparado na máquina se mistura com o aroma adocicado das sobremesas e com o perfume oriental de rosas de alguém que me acompanha. Estamos na calçada e alguém fuma um cachimbo de tabaco flavorizado com mel e ameixas e é essa combinação de aromas que em vez de colidir acabam criando um ambiente harmônico, complexo e que se mistura facilmente. É um ponto forte do perfume da maneira que é executado mas acaba também sendo prejudicial por roubar o protagonismo do café. Ainda sim, das centenas de fragrâncias que a marca possui é uma que vale a pena testar.