16 de dez. de 2019

Rochas Moustache EDP - Avaliação/Resenha/Review




Rochas é uma excelente marca da perfumaria clássica francesa que ao cair nas mãos erradas praticamente foi esquecida pelo público. Agora administrada pela InterParfums, Moustache exemplifica o que tem sido feito, que é resgatar o legado da marca e trazê-la para um consumidor novo. Enquanto a versão EDT do Moustache resgata o perfume clássico criado por Roudnitska a versão EDP procura criar algo mais moderno e que também seja sofisticado.

Com o objetivo de criar um perfume onde a sensualidade é o foco, Moustache entrega isso com maestria. A versão edp faz jus ao legado da marca e entrega um perfume rico em aroma e equilibrado, que faz uma homenagem à criação original do mestre Roudnistka ao mesmo tempo que desenvolve uma personalidade própria. Moustache é uma criação onde nuances amadeiradas, notas cítricas, aspectos spicy e nuances de resinas convivem em plena harmonia.

A primeira surpresa que tive é na forma como a saída é construída. Moustache EDP entrega uma saída pungente cítrica, onde um levo toque powdery cremoso trás um toque clássico que homenageia o original enquanto a suculência meio amarga dos cítricos e o toque da pimenta rosa tornam o perfume mais moderno. O perfume evolui essa saída para um coração com um toque verde, algo levemente floral, pondo ênfase em uma iris sofisticada e se encaminhando para a fase mais sensual da fragrância. Já no coração é possível começar a perceber as nuances mais adocicadas e de incenso que o benjoim e a baunilha formam. Porém, o perfume termina trazendo uma combinação onde patchouli, cedro e musks entregam algo que equilibra toques terrosos, amadeirados e uma maciez de musk.

Essa é uma criação muito bem feita, e que até mesmo alguns poderiam ver como nicho inclusive. Isso não por ser um perfume difícil, pesado demais ou seletivo. Porém, a elegância e o charme de Moustache aliado ao fato de que seu cheiro não pretende agradar a todos certamente será visto por alguns como nicho. Para mim ele é mais uma prova de que bons perfumes continuam sendo lançados na perfumaria comercial.