29 de dez. de 2019

Top 15 Avaliados 2019 - Contratipos, Inspirados e similares


Em 2019 além da perfumaria de nicho, comercial e nacional eu abri espaço para um segmento que eu torcia o nariz, o da perfumaria de contratipos, inspirados e similares. O momento talvez tenha sido o certo para adentrar nesse segmento pois é um momento onde tal mercado desponta com diversidade nas inspirações, preocupação com a fidelidade da fórmula e busca pela excelência até mesmo no frasco. Isso deixa para trás a imagem que algumas marcas deixaram da perfumaria contratipo como uma esquema de marketing multinível com a falsa promessa de perfumes idênticos ao original, feitos de fórmulas baratas e carregados em solventes para fixar de maneira artificial e assim enganar o consumidor.

Mesmo com essa melhora para muitos ainda há o fator psicológico de se usar um contratipo/inspirado, mas mesmo para esse o mercado de fragrâncias similares tem surpreendido com belos frascos e excelentes fragrâncias. Uma empresa em especial tem se destacado nesse segmento, a árabe Al Haramain que tem se especializado em  versões luxuosas e mais acessíveis de cobiçados perfumes de nicho.

A lista abaixo é uma seleção dos favoritos do ano e está ordenada pelas notas que os mesmos obtiveram. Nos poucos casos onde não houve uma nota o perfume foi colocado em uma posição do ranking de acordo com o que foi escrito a seu espeito.

15º Lugar Al Haramain L'Aventure Femme

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Janeiro

L'Aventure Femme exemplifica que em inspirados as vezes fazer modificações na fórmula pode ser essencial para o sucesso do perfume para um público mais amplo. Similar ao Creed Aventus For Her L'Aventure Femme trás equilibrio e uma delicadeza mais frutada e floral a uma fragrância que em sua versão original poderia tranquilamente ser um perfume masculino.

14º Lugar In The Box Black Flower

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Março

Inspirado no perfume Black Orchid o contratipo Black Flower da In The Box é vendido acertadamente como unissex - o original da Tom Ford é uma criação que ao longo de sua vida sempre teve fãs de ambos os sexos. Apesar das diferenças iniciais a evolução na pele é muito fiel no perfume ao qual ele é inspirado.

13º Lugar  In The Box Irish Green Man

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Abril

Se Irish Green Man sacrifica em partes a fidelidade em relação ao perfume original isso é feito para garantir uma performance melhor e de certa forma uma revitalização de determinadas facetas olfativas do perfume da Creed, o clássico Green Irish Tweed. O resultado disso é o resgate de um dos perfumes que inspirou os novos fougeres da década de 90 com um frescor mais moderno e que dura e projeta muito.

12º Lugar Ohana Kameala Honey Lemon

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Agosto

Honey Lemon é o único perfume que entra na lista mesmo sem ser possível verificar sua similaridade - ele é inspirado em um descontinuado da Loccitane muito difícil de ser encontrado. Mesmo assim seu aroma surpreende pelo delicioso equilíbrio entre um cítrico gourmand e uma
baunilha cremosa aconchegante.

11º Lugar Al Haramain Floral Scultpure

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Setembro

A linha Portfolio da marca árabe Al Haramain foi uma das grandes surpresas do ano, com um preço razoavel considerando a apresentação sofisticada e de luxo que é entregue, uma que muitas vezes não se vê mesmo em perfumes que custam o triplo do que é cobrado. Floral Sculpture é inspirado indiretamente no perfume Portrait of a Lady e entrega um exótico e sofistcado aroma de rosas e madeiras que já seria muito bom por si só, sem necessidade de remeter a outros perfumes.

10º Lugar Ohana Kameala Noir

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Agosto

Um dos grandes diferenciais que me atraiu para a marca de contratipos Ohana Kameala foi o portfolio de fragrâncias, oferecendo similares que não eram encontrados em  outras empresas do setor. No momento da escrita dessa avaliação em Agosto não existiam contratipos do perfume masculino Tom Ford Noir e a inspiração proposta pela Ohana Kameala agradou bastante pelo grau de semelhança, desenvolvimento olfativo do perfume na pele e pelo bom preço.


9º Lugar  Al Haramain Royale Stallion

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Abril

Royale Stallion é um daqueles casos de inspiração indireta que te fazem pensar em mais de um perfume. Porém, o que Al Haramain entrega é como se fosse uma melhoria olfativa de ambas as inspirações, pegando o melhor do Pegasus da Parfums de Marly e combinando com uma versão refinada do Amouage Reflection. A marca árabe só peca em não construir melhor a imagem conceitual de suas fragrâncias;

8º Lugar Thera Cosmeticos Bacco

Link para avaliação

Na contramão do que é feito por boa parte da indústria de perfumaria a Thera cosméticos não somente comunica ao consumidor mudanças de fórmula como também tem o objetivo de aprimorar as mesmas e sem mexer no preço final. Inspirado no perfume Allure Homme Sport a nova formulação de Bacco não somente agrada muito na semelhança como também surpreende ao oferecer um aquático sofisticado que tem uma performance muito boa na pele.

7º Lugar Thera Cosméticos Amatus

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Maio

Uma coisa que ficou claro durante 2019 é que não somente há público para contratipos de perfumes do segmento de nicho como também é possível produzi-los fazendo adaptações na fórmula sem que isso desfigure a fragrância original. Inspirado no perfume da Bond No 9, o Love NY for All, Amatus se destacou por reproduzir de maneira muito similar o aroma gourmand de sua inspiração, mantendo os detalhes, harmonia e boa duração na pele.

6º Lugar  Thera Cosmeticos Laureta

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Agosto

Um dos prazeres de usar contratipos de qualidade é ver possibilidades que a fragrância original poderia ter seguido. Inspirado no perfume Aura de Thierry Mugler Laureta suaviza o aspecto mais verde e meio amargo do perfume original e trás mais harmonia a fragrância, mantendo a estupenda performance e rastro da fragrância de Thierry Mugler.

5º Lugar In The Box Nerol Del Porto

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Janeiro

Entre as marcas de nicho uma das que tem sido uma queridinha dos inspirados e contratipos é a Tom Ford. Quem sai ganhando com isso é o consumidor, que acaba tendo  acesso a fragrâncias como Nerol Del Porto. Inspirado no cítrico caro de Neroli Portofino, Nerol Del Porto entrega um cítrico luminoso fiel a fragrância original e que te permite usar com abundância sem culpa do rombo no orçamento.

4º Lugar Thera Themis

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Agosto

Inspirado no grande sucesso de vendas da Lancôme, o perfume Hypnose, Themis é um dos melhores perfumes contratipos do ano. Ele entrega performance similar a de um extrato e é capaz de reproduzir com fidelidade a primeira versão do perfume Hypnose  e entrega assim um excelente perfume que une luminosidade floral ao aspecto gourmand.

3º Lugar In The Box UltraMen

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Março

O terceiro lugar dessa lista é um perfume que até mesmo em sua versão original é polêmico, o gourmand açucarado ame ou odeie Ultra Male de Jean Paul Gaultier. A versão da In The Box não apenas reproduz de maneira bem fiel o perfume, leva os aspectos técnicos dele a máxima potência, entregando um perfume que é um pouco mais equilibrado na doçura e que projeta e dura muito. UltraMen me surpreendeu até mesmo pelo quanto foi notado e elogiado por outras pessoas.

2º Lugar  Thera Cosmeticos Adisa

Link para avaliação

O perfume feminino Light Blue da Dolce & Gabbana é um dos campeões em contratipos, sendo uma fragrância que vende fácil, tem muito público e que por isso as empresas investem na hora de montar sua linha de inspirações. O que poucos conseguem porém é fazer como Adisa. Em vez de se preocupar com a tarefa impossível de atingir 100% a fórmula original a marca faz um trabalho de engenharia e melhora o perfume, trazendo mais harmonia e ressaltando o lado floral luminoso da fragrância, diminuindo o lado do original que remete a aromatizador de ambiente. Um trabalho praticamente perfeito da marca.

1º Lugar Franck Olivier Oud Touch

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Março

O primeiro lugar dessa lista foi fácil de ser escolhido pois o perfume Oud Touch de Franck Olivier é uma grande surpresa em termos de inspiração. Muitíssimo similar ao perfume Oud Ispahan depois que passa a saída, Oud Touch entrega um exótico perfume de rosas, oud, couro e especiarias que não chega a custa nem metade da fragrância que ele lembra e não deixa nada a dever no que realmente importa para quem é apaixonado por perfumes, a fragrância em si.