31 de dez. de 2019

Top 15 Avaliados 2019 - Nicho, Indie e Exclusivos



"O Nicho está morto. Vida longa ao Nicho" é uma frase que poderia ser dita para resumir a perfumaria de nicho no momento atual. Sua popularização e ascensão econômica fez com que ao longo dos anos ela deixasse de ser primariamente um ramo de liberdade artística e criativa para se tornar uma vaca leiteira do mercado de perfumaria e uma espécie de mina de ouro aos oportunistas, uma forma fácil de ganhar dinheiro vendendo a baboseira da excelência artística dos materiais a consumidores talvez incapazes de diferenciar isso de fato e interessados apenas em ostentar algo caro e precioso.

Ainda sim mesmo entre as caras maçãs podres há muito trabalho de excelência artística e olfativa sendo desenvolvido e certamente a ascensão da perfumaria de nicho trouxe visibilidade e gerou ao longo dos anos uma nova leva de novas marcas e novos talentos que ano após ano surpreendem com criações que encantam os sentidos e nos tiram da nossa zona de conforto. A perfumaria ainda pode sim ser encantadora e nos fazer pensar nesse processo. E isso tem vindo tanto de marcas pequenas e independentes como de empresas maiores e já consolidadas no setor de nicho.

Fora da perfumaria artística e criativa há um segmento da perfumaria mais exclusiva onde de fato é possível perceber que mesmo na ausência de riscos temos perfumes luxosos e bem feitos, condizentes com o que se esperaria do preço cobrado. E isso também encanta por de fato não soar como enganação e sim como o luxo deveria ser. Essa lista reflete esses dois lados desse segmento da perfumaria e certamente não trás muitos perfumes conhecidos, porém se preocupa em trazer os desconhecidos que realmente valem a pena ser testados e não mais do mesmo da modinha que se acha fácil por aí.

1º Lugar Zoologist T-Rex

Link para avaliação

"Vale a pena enfatizar mais uma vez que T-Rex não foi feito para ser fácil, de forma que se perfumes desafiadores ou mais artísticos não são a sua praia vá consciente disso ao testá-lo. T-Rex entrega perfeitamente a visão que Victor Wong tinha para o perfume - algo caótico, primal, perigoso e barulhento, com várias coisas pre-históricas acontecendo ao mesmo tempo."

2º Lugar Santi Burgas Aroma de Hormigueiro

Link para avaliação

"Aroma de Hormigueiro é subversivo de uma maneira bem sutil, já que ao contar a narrativa de um aroma do formigueiro a marca passa debaixo do nariz do consumidor um chypre floral da década de 70 de maneira que ele soe moderno e contemporâneo."

3º Lugar Dusita Splendiris

Link para avaliação

"Para mim o maior trunfo e que torna Splendiris de fato esplêndido é justamente essa proeza de ser capaz de utilizar o lado mais complicado da iris, o aroma da raiz, e torná-lo leve como uma pluma e macio como um sopro no começo de uma noite agradável."

4º Lugar Serge Lutens Participe Passé

Link para avaliação:
Publicado originalmente no facebook em Julho.

"Participe Passé é Serge Lutens em sua essência, como se nada tivesse acontecido nos últimos anos com a marca. É difícil saber se o criado aqui está sendo Irônico ou saudosista, pois como sempre seus conceitos são crípticos e não dão sua interpretação de maneira direta."

5º Lugar PK Perfumes Maderas de Oriente Oscuro

Link para avaliação:

"Paul parece talvez se inspirar no simbolismo religioso e exótico desse perfume  dos anos 20 (Myrurgia Maderas de Oriente) e recontextualizá-lo praticamente no xamanismo dos nativos americanos. É um ode a América do Norte em sua maneira primitiva e mais espiritual."

6º Lugar Akro Dark

Link para avaliação

" A sua marca Akro passa longe da temática surrada dos materiais preciosos e nobres e busca construir um conceito, um que não tem medo de ser obscuro: os vícios e como eles podem ser transmitidos por meio dos aromas.  Em Dark Olivier Cresp interpreta seu vício pelo chocolate, em especial o chocolate amargo e em partes entrega o que você esperaria de um perfume de chocolate e em partes surpreende pelo que é entregue."

7º Lugar Guerlain Cuir Intense

Link para avaliação:

"Ainda que inspirado no couro como matéria-prima milnear, Cuir Intense é um perfume de contrates, onde Thierry Wasser alia de fato força, flexibilidade e sensualidade. É um exercício de encontrar um equilíbrio entre um aroma floral frutado, mais comercial e agradável, e um aroma mais bruto e animálico de couro."

8º Lugar Fort & Manle Suleyman Le Magnifique

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Março

"Rasei Fort parece mais preocupado em criar aromas que utilizam a complexidade dos naturais com uma certa sutileza que exige bastante conhecimento e testes com os mesmos. E em perfumes como Süleyman Le Magnifique esse propósito é atingido com perfeição."

9º Lugar Royal Crown Habanos

Link para avaliação

"Há criações como Habanos que de fato exemplificam o que é uma perfumaria de luxo, forjada sem medo das nuances e que realmente usa o orçamento para explorar materiais fantásticos e dignos da nobreza."

10º Lugar Di Ser Mizu

Link para avaliação
Publicado originalmente no facebook em Fevereiro

"Mizu é uma palavra que em japonês significa água e o perfume parece capturar um aspecto cristalino e leve de uma composição amadeirada e herbal, novamente uma leveza que não se veria com os protagonistas."

11º Lugar Olibere Leather Attraction

Link para avaliação

"Leather Attraction tem um aspecto meio retrô que me faz pensar de alguma forma em gangsters ao mesmo tempo que me remete aos clássicos perfumes de couro do anos 40, uma época que a perfumaria feminina tinha esse aspecto transgressor que se encaixa muito bem com a heroína retratada."

12º Lugar Jean Michel Duriez Mon Paris Secret

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Abril

"Para essa jornada íntima e romântica Jean-Michel Duriez recorre a um dos perfumes clássicos do amor e um dos símbolos da perfumaria francesa, Guerlain Shalimar, e revisita a idea de um oriental vanilla para que ele seja um encontro entre os dois apaixonados"

13º Lugar Atelier Des Ors Crepuscule des Ames

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Março

"Crépuscule Des Âmes traduz o branco e puro para o caminho do erótico sem que isso pareça desvirtuar a ideia ou torná-lo indecente/carnal demais."

14º Lugar Montale Intense Café

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Agosto

"Intense Café de alguma forma me carrega para um ambiente bem específico. Conforme sinto ele me imagino em uma cafeteria, onde o cheiro de um espresso sendo preparado na máquina se mistura com o aroma adocicado das sobremesas e com o perfume oriental de rosas de alguém que me acompanha."

15º Lugar Louis Vouitton Noveau Monde

Link para avaliação
Publicado originalmente no Facebook em Março

"Apesar de Noveau Monde ser direcionado ao público masculino é perfeitamente compartilhável pela forma como mesmo as aspectos mais agressivos da ideia são harmonizados e suavizados."