9 de dez. de 2019

Top 15 Avaliados 2019 - Perfumaria Nacional Parte 1 (15-11)



Se podemos extrair um efeito positivo da crise econômica financeira esse efeito pode ser visto dentro da perfumaria nacional. Lentamente nos últimos anos vimos um renascimento dentro do nosso território da perfumaria made in Brasil, com surpresas tanto nas marcas tradicionais nacionais como nas marcas pequenas e estreantes. Tem sido um cenário onde criações mais arriscadas e polarizantes convivem com conceitos comerciais muito bem desenvolvidos também.

Confesso que gostaria de ter acompanhado ainda mais a perfumaria nacional esse ano, pois essa lista acaba tendo gaps com marcas que não tive chance de avaliar ainda. Em especial, Phebo é uma marca que deslanchou em criatividade esse ano e que gostaria de ter avaliado com maior cuidado e é uma marca que vale a pena o consumidor acompanhar mais de perto no radar de testes. Vale a pena ficar de olho também para os inúmeros projetos independentes de perfumaria nacional para aqueles que buscam ou performance ou criatividade a um preço que cabe no bolso.

Essa é a primeira parte de 3 e de uma série de tops que servem de retrospectiva pessoal minha, visto que o volume de lançamentos impede que eu faça uma retrospectiva que abranja tudo que tem saído no ano.

15º Lugar: Boticário Malbec Black
Link para avaliação

Malbec continua a ser uma das linhas que a Boticário investe melhor em criação olfativa. Ainda que não seja um dos perfumes mais criativos do ano com Malbec Black a marca entrega algo onde frasco, conceito e aroma se encaixam perfeitamente bem e com um perfume onde a performance não deixa a desejar, uma raridade em se tratando de Boticário.

14º Lugar: Natura Ekos Flores Flutuantes
Link para avaliação

Se há uma grande empresa que vale a pena acompanhar de perto na perfumaria comercial, essa empresa é a Natura. A marca continua a surpreender criativamente em todos os seus níveis de orçamento, ousando em conceitos e em fragrâncias. Ao retratar o colorido e a exuberância da Amazônia, Ekos Flores Flutuantes entrega algo que não estaria muito distante de um perfume mais exclusivo e criativo.

13º Lugar: Amberfig Passion Fruit Neroli
Link para avaliação

Ao comemorar o quinto aniversário completo de existência David Magalhães entrega ao público uma coleção limitada de perfumes que se adequam ao clima quente nacional. Passion Fruit foi uma grande surpresa, um aroma frutal suculento, complexo, agradável e que captura facetas difíceis do exótico aroma do maracujá.

12º Lugar: Thera Cosméticos Elion
Link para avaliação

Para quem busca uma perfumaria de performance espetacular e aroma refinado e equilibrado a Thera Cosméticos tem sido uma das melhores escolhas dentro do cenário nacional. Com Elion Mário Torri continua a homenagear figuras da ciência e a desenvolver uma linha de criações próprias que mantém uma identidade olfativa em comum e explora diferentes facetas. Aqui temos um bom perfume de rosas, bem redondo, moderno e de excelente duração.


11º Lugar: Natura Ilia Dual
Link para avaliação:

Já no começo de 2019 a Natura mostrou que continua sem medo de arriscar com fragrâncias mais ousadas para os padrões da perfumaria comercial. Em Ília Dual a marca faz um de seus melhores de 2019, uma fragrância que une nuances de mel, flores e um aroma de couro mais discreto, porém muito bem construído. É um grande favorito pessoal e um dos melhores perfumes do ano.