13 de jan. de 2020

Jo Malone Bergamot & Oud - Avaliação/Resenha/Review



No começo da década de 2010 a Jo Malone já se preparava para o que seria uma temática dominante nos próximos 10 anos, a busca por fragrâncias mais intensas e exóticas, muitas vezes inspiradas nas tendências do Oriente. Assim em agosto de 2010 surge a bem sucedida Cologne Collection que busca aliar o exotismo de fragrâncias mais opulentas com a simplicidade olfativa de Jo Malone e oferecer assim fragrâncias que tem boa performance e são fáceis de serem usadas.

Do primeiro quarteto de fragrâncias lançadas apenas Bergamot & Oud resistiu ao tempo. Talvez se a coleção tivesse sido lançada uns 2-3 anos depois as outras fragrâncias de temática árabe teriam sobrevivido mais tempo. Sem ter sentido as mesmas só é possível supor que elas não eram tão exóticas e usáveis como Oud & Bergamot é.

Diria que nas mãos de Christine Nagel a temática cítrica e oriental amadeirada ganha uma aura mais abstrata, de forma que nenhum dos dois protagonistas está presente de maneira literal aqui. Esse não é nem um perfume cítrico ou muito amadeirado, é um meio do caminho entre as duas coisas e que parece acrescentar aos dois protagonistas um toque secundário de ambar, patchouli e um leve toque adocicado. Isso sugere uma faceta chypre moderna que fica em segundo plano na composição e torna o perfume mais interessante.

Na sua temática principal Oud & Bergamot parece seguir o mesmo caminho do Tom Ford Oud Wood porém modificando a dinâmica. A parte aromática da ideia vai numa direção mais cítrica, representada pela bergamota principalmente, e ganha uma doçura bem discreta. A Oud é apresentado de maneira abstrata, com nuances amadeiradas, um leve toque animálico de musks e com o acréscimo de nuances ambaradas e um leve toque chypre moderno. Quando o perfume termina de evoluir um aroma mais amadeirado e discreto segura o perfume na pele de uma maneira mais discreta.

Certamente os fãs de perfumes mais opulentos ou de fragrâncias Oud mais exóticas podem se decepcionar com o que é entregue aqui. Para os consumidores da marca, porém, eu diria que Bergamot & Oud entrega o suficiente de exotismo no universo Jo Malone. É uma fragrância interessante também para quem nunca usou nenhum perfume de Oud e gostaria de começar com um que é fácil de agradar e de usar.