8 de jan. de 2020

MiN Momento - Avaliação/Resenha/Review


Em inglês a palavra Momento também é escrita como Memento e deriva da forma imperativa de um verbo em Latin que significa recordar um determinado evento, ou época. É um nome em perfeita sintonia tanto com o poema que a Min New York usa para descrever a fragrância como com a fragrância em si, contando uma história coesa e nostálgica. Memento é um perfume de herança, feito para evocar flashbacks de memórias que lentamente se dissipam. Um perfume de amor, alegria, lembranças de infância, algo atemporal que conseguimos reter sem nos lembrar dos detalhes em específico.

É capaz que para o público mais jovem esse aspecto nostálgico e de infância se perca, porém para um público que esteja entre os 30-40 anos há de fato esse aspecto de um tempo bom que não volta mais. Para a perfumaria o que Momento captura é uma homenagem à época de ouro da perfumaria clássica, o período de perfumes adornados por flores, aldeídos, nitro musks e perfumes que utilizavam bem mais naturais do que os de hoje.

Da maneira que ele é construído o perfume parece fazer uma homenagem abstrata às fragrâncias de 100 anos atrás. Há elementos cítricos e aromáticos em constrate com algo meio amadeirado e quase chypre e que remete a perfumes como o clássico Sous Le Vent da Guerlain. Por um outro lado há um aspecto oriental representado pelo opoponax que parece sugerir também uma variação do Shalimar com menos bergamota e menos baunilha, mas capturando a dinâmica oriental desse perfume. Também há o uso de aldeídos clássicos e brilhantes aqui e um toque meio powdery de musks antigos e a junção desses dois elementos e o bouquet floral do coração acaba por fim remetendo também ao Chanel No 5.

Certamente é possível identificar outras referências aqui caso a pessoa conheça os perfumes da época, pois Momento é uma homenagem coletiva a esses perfumes, arranjado de uma maneira que isso tenha coerência e elegância. Apesar de ser um oriental com aspectos cítricos e aldeídicos sua fragrância não é sufocante ou intensa que torne sua utilização restrita. É uma chance também para quem não conhece os perfumes do passado de entrar numa espécie de cápsula do tempo que captura em sua essência o que é considera a época de ouro da perfumaria moderna. Na minha opinião, um belo perfume.