31 de jan. de 2020

Roja Dove Britannia - Avaliação/Resenha/Review


Britannia faz parte da coleção Imperial de Roja Dove, atualmente uma trilogia com fragrâncias inspiradas em diferentes regiões do planeta. Se em Diaghilev a narrativa homenageia a Rússia e em Nüwa a China aqui temos Roja se voltando para as suas origens e oferecendo um perfume cujo o conceito é celebrar a herança britânica, a influência externa de culturas exóticas em seu estilo, que assim consegue unir opulência e sobriedade.

Em sua composição olfativa há duas narrativas que podem ser extraídas. A mais externa é percebida facilmente, onde um rico aroma oriental de diferentes nuances conta a história do período de exploração britânica e da rota comercial do mundo antigo, que pôs em contato o império britânico com as riquezas de aromas e sabores dos quatro cantos do mundo. No nível mais interno de narrativa Britannia conta mais uma vez a paixão de Roja Dove pela Guerlain em um perfume que trás justamente a influência da perfumaria francesa com um toque sóbrio britânico.

Diria que um dos perfumes favoritos de Roja Dove é certamente o Guerlain Guet Apens/Attrape Coeur, lançado em 1999 e criação da talentosa Mathilde Laurent. Roja Haute Luxe é uma celebração explícita desse perfume e em Britannia a marca volta novamente a rica composição olfativa e ambarada do perfume Guet Apens, porém dessa vez vista sob a ótica da sobriedade britânica. E é bem interessante o como isso trás uma vida nova a ideia.

Britannia poderia ser visto como uma versão mais acessível do Roja Haute Luxe, mas na minha opinião é uma versão mais versátil, bem sofisticada e muito usável. Ainda temos o aroma quente e opulento do labdanum e ambergris junto com o sândalo e a baunilha, porém o perfume é reequilibrado para dar mais ênfase ao toque aveludado e suculento de pêssego e um aspecto mais atalcado de violeta e iris. Cítricos tornam a ideia mais viva e cintilante e o corpo floral dá sensualidade ao aroma. Conforme o tempo passa o calor da especiarias e sua doçura conduz a fase mais rica da ideia, que aproxima Britannia de Haute Luxe e de Guet Apens.

A performance é perfeita, um perfume redondo, harmônico e que não sai totalmente no banho. Chega até a ser curioso que ao fazer uma versão mais acessível e "barata" de seu perfume assinatura e ao trazer um toque de sobriedade britânica a ideia Roja Dove entrega um de seus melhores perfumes e um que o luxo olfativo nos mínimos detalhes faz a pena valer cada centavo dos 1000 dólares que são cobrados. Um dos meus favoritos da marca até agora.