24 de jan. de 2020

Roja Dove Sultanate of Oman - Avaliação/Resenha/Review


De certa forma chega a ser intrigante o que Roja Dove é capaz de fazer em termos de precificação e posicionamento no mercado de luxo. Poucas marcas conseguem isso, oferecer ideias com uma certa aura comercial que passem como criações caríssimas para um público que tem (ou pelo menos deveria ter) uma cultura olfativa que é capaz de identificar isso. É realmente uma questão de conseguir contar uma narrativa convincente, que se em Kingdom of Saudi Arabia não convence em Sultanate of Oman é mais satisfatória.

Ainda estamos aqui diante de uma criação olfativa que parece ter saído diretamente de um oriental spicy musk da perfumaria comercial, seja ela a ocidental ou a árabe. Entretanto, Sultanate of Oman consegue transmitir por cima dessa base comum a ideia de sua identidade nobre e o protagonista dessa narrativa - o incenso - de fato se destaca no que é sentido na pele.

O Oman é conhecido por produzir um dos tipos mais caros e refinados de incenso e a primeira impressão que Sultanate of Oman te dá é justamente de um incenso brilhante, leve e sofisticado como se esperaria de um material nobre assim. Pouco talvez saibam, mas o frankincense possui em seu óleo essencial um aspecto cítrico e algo que é inteligente dessa composição é que em vez de levar esse aroma cítrico para o caminho esperado, mais adstringente e de limão, o incenso é pareado com um aroma de laranja que consegue transmitir bem o cheiro da casca da laranja e reter isso na pele. Há uma dissonância intrigante aqui entre o incenso e a laranja, complementada secundariamente por um aroma de framboesa e açafrão que junto com a nuance de couro remete distantemente ao Tom Ford Tuscan Leather. Depois que essa dinâmica mais interessante acontece o perfume acaba indo para um final muito seguro e meio sem graça, parecido com o que acontece em Kingdom of Saudi Arabia.

De forma geral, Sultanate of Oman consegue cumprir o que Kingdom of Saudi não conseguiu, que é ser um perfume oriental luxuoso e fácil de usar. A forma como o perfume evolui entrega o suficiente para que seja até possível relevar o preço. Ainda sim, em meio a tantos outros perfumes excelentes da grife, inclusive no segmento árabe, é outro que deixa um pouco a desejar.