3 de fev. de 2020

Roja Dove Elixir Pour Femme Essence de Parfum


Um dos mais recentes integrantes da marca Elixir foi lançado em 2019 como uma espécie de par feminino da criação de 2017 Elysium Pour Homme. Certamente ele funciona como a versão feminina de tal perfume não apenas no aspecto estético e visual mas também na mesma proposta: revitalizar e ampliar o público consumidor de Roja Dove além de suas criações clássicas, que são sofisticadas e difíceis para muitos. Aqui Roja Dove utiliza-se de seu prestígio e reputação de luxo e qualidade para trazer um toque de excepcional a uma ideia acessível e que funcionaria muito bem na perfumaria comercial.

É passível de crítica esse movimento, porém é uma estratégia necessária caso se pense a longo prazo na marca - eu acho muito difícil que ela possa se manter e competir vendendo perfumes caros e com um ar atalcado e clássico, por melhores que sejam. Essence de Parfum tenta assim trazer o equivalente do fougere cítrico/aromático da perfumaria feminina: o floral frutal. E se sai bem nesse objetivo, mesmo que seja um floral frutal bem caro.

Esperava que a marca fosse entregar aqui um chypre moderno com um aspecto frutal suculento mas Elixir Pour Femme surpreende na delicadeza de seu aroma floral frutal - que aliás por mais que seja simples de ser apreciado é um aspecto díficil de se criar com qualidade. Elixir Pour Femme trás um aroma de rosas delicado em contraste com um aroma frutal mais suculento e azedinho, que me remete ao aroma de amora silvestre bem suculenta.

O aspecto frutal abre espaço para um corpo floral onde as rosas se mostram bem delicadas, como se ainda estivessem desabrochando no começo da primavera. As outras flores são utilizadas para trazer um toque de delicadeza ao passo que a violeta e o heliotropo tentam trazer um atalcado e um aspecto amendoado que é uma lembrança discreta a ideia clássica da marca. Na base o perfume decepciona um pouco ao depender muito do cashmeran e dos musks, criando um aroma que é segunda pele e confortável mas que é ao mesmo tempo muito comum para um perfume de 300 dólares.

Certamente Elixir Pour Femme consegue ser um floral frutado de luxo e bem executado e prevejo que venderá tão bem quanto Elysium. Ainda sim não é um perfume que empolga avaliar, que por mais que tenha seu valor soa como uma versão de luxo de algo comum. Se é nisso que você busca gastar 300 dólares Elixir Pour Femme entrega o comum de maneira impecável.