6 de fev. de 2020

Roja Dove Haute Luxe - Avaliação/Resenha/Review

Avaliar de maneira justa um perfume como Haute Luxe é uma tarefa dificílima pois seu posicionamento de preço já distorce o aspecto objetivo que eu vejo como necessário para que eu seja justo ao avaliar um perfume. Como falar olfativamente de uma fragrância que custa 3500 dólares um frasco sem que soe que estou desdenhando ou exaltando o mesmo somente pelo preço? E como medir artisticamente se o perfume entrega o que realmente promete, ainda mais que o que ele promete entregar é justamente a fragrância favorita de Roja Dove?

Antes de falar da fragrância em si acho interessante posicionar Haute Luxe como o produto de luxo olfativo que ele é, como um objeto de excelência e sofisticação. Certamente para nós meros mortais 3500 dólares é muito dinheiro mas quando você coloca Haute Luxe no contexto dos mais altos produtos de luxo você percebe que ele não é algo obsceno quando comparado com relógios, roupas de alta costura, artigos de couro. E mesmo entre os perfumes do mais alto luxo ainda que muito caro Haute Luxe é acessível - compare, por exemplo, com Imperial Majesty de Clive Christian que custa 200 mil dólares ou a coleção Guerlain Les Quatre Saisons, que custa 16 mil euros cada frasco de meio litro. Há outros exemplos, basta procurar pelos perfumes mais caros do mundo que a pessoa perceberá que Haute Luxe está mais no limite inferior desse grupo.

Mas e quanto ao aroma em si, Haute Luxe entrega o que promete? Sua premissa é de que Roja Dove sempre usou seu perfume favorito e resolveu recriá-lo em sua marca quando percebeu que o seu estoque de frascos da fragrância tinha mudado o aroma. Roja então recriou sua assinatura aproveitando a oportunidade de fazer algo excepcional com seu materiais favoritos. De tanto as pessoas pedirem para comprá-lo Haute Luxe surgiu então sem economias em sua fórmula, com os flocos de ouro sendo um dos materiais menos caros e um toque de extravagância e humor de Roja.

Eu realmente consigo ver Haute Luxe como o favorito de Roja Dove pois Haute Luxe ecoa um perfume excepcional da Guerlain, a fragrância de 1999 denominada Guet Apens, uma das raridades da marca e um dos perfumes de desejo dos apaixonados por Guerlain, dos quais Roja faz parte. O aroma ambarado, quente e exótico do Guet Apens vive em ápice aqui e não é a única criação de Roja onde a dinâmica dessa fragrância ecoa - em Britannia há elementos olfativos que referenciam a Guet Apens e em outras criações obscura de Roja, os semi-bespokes, eu já senti a mesma dinâmica presente. Roja realmente ama o aroma quente, exótico e harmonioso que Haute Luxe emana.

O que eu gosto de Roja Dove e consigo ver em praticamente todos os seus perfumes é que o luxo é realmente levado a sério do ponto de vista olfativo, não apenas uma artimanha para vender perfumes comuns a preços exorbitantes. Haute Luxe consegue uma harmonia, refinamento e aura de materiais ambarados que é muito difícil de conseguir do jeito que o perfume entrega - é possível certamente emular em orçamentos menores, porém o aroma torna-se mais pesado e "grosseiro".

Haute Luxe fica entre um aroma chypre e um oriental ambarado, sendo capaz de trazer o aspecto mais sóbrio, centrado e misterioso dos chypres e o aroma mais sensual e envolvente de um bom perfume ambarado. Seu aroma trás um ambergris excepcional - não é saturado nas nuances animálicas mas sugere um leve aspecto salino que complemente muito bem o aroma quente e denso das resinas ambaradas. A iris confere um toque atalcado adocicado que não é muito atalcado e que casa perfeitamente com a cremosidade da baunilha. As flores acrescentam um ar narcótico branco a composição, ao passo que as especiarias conferem um aroma quente, discretamente adocicado e sensual. De fundo percebo o musgo, sândalo e uma qualidade excepcional de patchouli criando o lado mais sóbrio e centrado da composição.

Haute Luxe é uma festa de extravagância olfativa onde não há economia nos valores para a fórmula - certamente não é um perfume barato de se fazer e onde Roja parece não ter poupado para atingir justamente aquela melhoria mínima que as vezes queremos em uma fragrância e não é possível de se obter. É um perfume luxuoso, aconchegante e que envolve o ambiente, perfeito para dias mais frios, para ocasiões especiais e que de fato entrega o que é prometido. Roja compartilha sua fragrância favorita com seus clientes e em seu esplendor olfativo, recusando-se a comprometer a qualidade para torná-la mais acessível. Ainda sim, é um investimento que vale a pena se o que se busca é algo excepcional, e um investimento que pode ser realizado sem quebrar o bolso ao se adquirir a versão spray de 7,5ml.