3 de fev. de 2020

Roja Dove Reckless Parfum Pour Femme - Avaliação/Resenha/Review

É interessante como alguns perfumes parece que personificam determinados conceitos que temos na cabeça com relação a caricaturas de pessoas. Eu não consigo gostar do Roja Dove Reckless Parfum por mais que eu veja qualidades nele justamente pelo tipo de caricatura que ele me faz ver. Ao utilizá-lo novamente eu vejo em sua pessoa a personificação do tédio, ainda que seja alguém tedioso com muito dinheiro.

Infelizmente dinheiro não compra personalidade e distinção e isso fica estampado nesse perfume. Chega a ser irônico que Reckless seja para a mulher que deseja correr riscos para ter o que ela deseja pois é justamente riscos que faltam nesse perfme. É uma composição conservadora, antiquada e muito bem-feita mas desprovida de qualquer aspecto distinto. É como se alguém com dinheiro tentasse copiar o estilo de outra pessoa buscando distinção para si mas não conseguisse obter nada que valesse a pena no fim das contas.

Seria injusto talvez criticar a falta de originalidade aqui, dado que os fundamentos de Roja Dove como uma marca se baseam justamente nisso, em pegar excelentes perfumes clásicos esquecidos, restaurar suas estruturas e torná-los luxuosos novamente. Aqui essa tentativa sai pela culatra e o perfume parece uma cópia sem graça do Chanel No 5. Para que não pareça cópia os elementos são reestruturados mas o resultado final é menos interessante por mais que o perfume tenha orçamento na fórmula.

A saída é bem antiquada, carregada em aldeídos e em notas atalcadas e remetendo a algum talco chique que ficou esquecido guardado e perdeu seu luxo. Depois vem um aroma floral equilibrado e que parece desperdiçar excelentes flores, como se uma cancelasse o luxo da outra. Na base o perfume novamente tenta emular a dinâmica do Chanel No5, porém colocando um pouco de baunilha para dar cremosidade e mudando os musks, produzindo um curioso efeito de um perfume que ao mesmo tempo tem uma base de luxo e uma cara de produto funcional. Esse é um perfume que não consigo ver graça do começo ao fim, o equivalente de um daqueles filmes com excelente direção e atores mas roteiro que dá vontade de dormir.