27 de mar. de 2020

In The Box Aventhis - Avaliação Perfume Contratipo (Creed Aventus 2010)


É intrigante o como a identidade olfativa de alguns perfumes pode ser simples de ser entendida pelo público e difícil de ser reproduzida quando se faz um processo de engenharia reversa da fórmula original, seja baseado na análise cromatografica (que te diz os prováveis ingredientes do perfume) ou partindo apenas da percepção olfativa mesmo. O Aventus é um desses perfumes onde curiosamente não é tão fácil assim fazer o ajuste da fórmula final. E para dificultar, as próprias variações e reformulações do perfume criam mais de uma referência olfativa para o Aventus.

Para o Aventhis a In The Box tenta resolver isso deixando claro que é inspirado em um lote do Aventus que destaca mais o aspecto esfumaçado do Aventus e de fato a forma como a marca descreve o perfume é bem fidedigna ao que é, uma versão mais forte e intensa do mesmo. É bom ter isso em mente para quem busca o aspecto mais cítrico e suave dos lotes mais recentes, pois não irá encontrar isso nessa versão da fragrância.

Essa força e intensidade do Aventhis me passa a impressão de que as notas de base do Aventus acabam sendo ainda mais evidentes na saída, o que mascara a impressão da bergamota no perfume. O aspecto frutado é mais perceptível pelo lado menos adocicado do cassis e o aspecto verde do abacaxi. Há um lado mais apimentado e seco que a princípio dá uma impressão mais oriental ao Aventhis e assim que suaviza o aspecto de couro e musgo se torna mais evidente. O patchouli acaba sendo mais evidente nessa versão e dá um aspecto mais terroso ao fim da ideia, fazendo com que o aroma mais discreto e limpo dos musks demore a aparecer.

O que é curioso do Aventhis é que ele não é uma visão mais comercial e popular do Aventus, é um perfume marcante e provavelmente polarizante dado seu aroma mais terroso e especiado seco. Pode não ser uma alternativa para quem busca uma inspiração mais próxima da fórmula atual, mas para quem deseja um Aventus com mais personalidade e presença a In The Box oferece isso em um excelente custo-benefício e em total transparência com relação a inspiração e diferenças olfativas que seu produto entrega.