27 de mar. de 2020

In The Box Dark Water - Avaliação Perfume Contratipo (Armani Acqua di Gio Profumo)


Um bom projeto de contratipo ou inspiração não te oferece apenas a chance de ter um produto similar a um custo bem acessível. Nas mãos de um a direção criativa o processo de adaptação da inspiração em relação à fórmula original pode por em evidência aspectos do perfume que não eram tão óbvios no original e te permitir olhar o todo com outros olhos. Em Dark Water a In The Box faz isso com relação ao Acqua di Gió Profumo, não apenas oferecendo uma versão equivale a maior concentração do clássico aquático da Giorgio Armani como evidenciando seu lado mais sombrio do incenso, patchouli e resinas.

A impressão que tenho com relação a saída de Dark Water é que curiosamente a adaptação da In The Box coloca em maior evidência o aspecto aquático frutado do Acqua Di Gió tradicional e que na versão Profumo acaba ficando mais discreto. A saída é complexa inclusive, com nuances verdes secundárias que me fazem pensar, por algum motivo, no aroma que as folhas verdes emanam depois do orvalho. É um contraste interessante, onde o aspecto aquático e esse lado ligeiramente verde e úmido cria uma aura contemplativa. Depois que isso acontece Dark Water começa a se tornar mais amadeirado e incensado como o original e a diferença que sinto entre eles é que a versão profumo possui uma nuance levemente animálica de ambergris que Dark Water não possui (o que talvez nem todos irão notar). Mas isso me faz ver em mais evidência o aroma levemente resinoso de incenso se misturando com as nuances aquáticas e um fundo levemente terroso de patchouli.

A evolução de Dark Water faz jus não somente a inspiração como ao nome em si e a descrição feita. De fato esse é um perfume aquático mais dark, misterioso na sua combinação do frescor marinho com um aspecto mais misterioso de patchouli e incenso. É uma boa adaptação da versão Profumo e que pode vir a agradar quem procurava nele um Acqua di Gió mais complexo e profundo mas que sentia falta de parte do brilho aquático da saída do clássico EDT.