27 de mar. de 2020

In The Box Havana Man - Avaliação Perfume Contratipo (Mugler Amen Pure Havane)


Alguns contratipos e inspirações mexem principalmente na saída de um perfume, seja para torná-lo mais agradável, por mudanças na concentração ou até mesmo por questão de custo. Outros para manter a fidelidade na saída e pelos mesmos motivos citados anteriormente acabam mexendo mais na base, o que certamente trás surpresas na pele depois de algumas horas. É curioso que Havana Man da In The Box opte por fazer mudanças justamente nas duas pontas, algo que não é comum de acontecer com uma adaptação bem sucedida.

Havana Man compete lado a lado com a criação Insurrection II Wild, sendo que ambos se inspiram no Amen Pure Havane de Thierry Mugler. Ambos partem de uma mesma abordagem, que é suavizar a saída torrada, seca e meio doce/meio amarga do Pure Havane, tornando o primeiro momento mais agradável para um público de maneira geral. Entretanto, ainda que Havana Man tenha diferenças também na evolução sua intensidade parece mais linear na pele e o perfume não se torna mais simples em sua base.

As diferenças se tornam mais perceptíveis quando se compara Havana Man com Pure Havane na pele, dado que com aromas similares o que difere acaba ficando mais evidente. Na saída há um aspecto mais cítrico aqui, algo que me remete rapidamente a bergamota. O aroma de tabaco surge logo em seguida e assim como II Wild é um tabaco com menos cheiro de fumo e folha, algo mais adocicado e aromatizado com mel e tonka. O perfume acaba segurando a mão na dose de patchouli na evolução e a torna mais amadeirada. De alguma forma o coração de tabaco, mel e tonka do perfume acaba sendo estendido até os momentos finais na pele e criando uma aura de tabaco doce bem agradável até o fim de sua evolução.

As mudanças feitas certamente foram um risco para o projeto e em partes penalizam o conceito, dado que quem espera uma tradução literal do Havana Man irá encontrar algumas diferenças. Ainda sim, nada que comprometa a harmonia e riqueza do perfume na pele e nem mesmo sua performance técnica (que em mim produz fixação de umas 8 horas com uma projeção moderada). Deixando de lado o aspecto da inspiração é um excelente perfume nacional com um ótimo preço e outro que entrega muito pelo que é cobrado.