27 de mar. de 2020

In The Box The Queen Primeira Formula - Avaliação Perfume Contratipo (Creed Aventus For Her)


Há casos onde é possível entender os motivos que levam uma empresa de contratipos a mexer na estrutura de um determinado perfume por questões de público/mercado e o caso do The Queen é certamente esse. Não é que a inspiração original, Aventus Her, fosse um perfume que necessitasse de um impulso na performance, mas o perfume original é agressivo demais como perfume feminino, pesando muito nas notas amadeiradas e de couro para fazer o link com o Aventus masculino. Ao lançar The Queen a In The Box mantém os mesmos elementos estruturais entretanto rearranja as intensidades para garantir uma experiência que seja mais feminina.

É interessante que isso tem dois efeitos no projeto como um todo. Quando se pensa do ponto de vista do conceito The Queen é apenas bom, capaz de emular bem a fonte de origem mas não servindo de substituto para ele. Do ponto de vista Olfativo, entretanto, esse sacrifício na fidelidade da fragrância produz um resultado final que é mais comercial ao mesmo tempo que é mais harmônico e complexo.

The Queen abre de maneira similar ao Aventus Her, com a saturação de bergamota, notas frutadas e o aroma agressivo de madeira e couro. A diferença é que como esse aspecto mais agressivo é suavizado, o perfume põe em maior evidência um corpo floral muito bem construído, onde o aroma meio azedinho de cassis em meio ao aroma de rosa causa a ilusão de um aroma de grapefruit similar ao encontrado no Guerlain Aqua Allegoria Pamplelune. A base do perfume retoma um aspecto chypre moderno que é sugerido na saída, com um patchouli meio terroso combinado ao ambar e a toques de musk.

Como outras criações da In The Box The Queen entrega uma fragrância duradoura e que não some na pele ao longo do dia e ao alterar a ideia do Aventus Her para torná-la mais comercial acaba criando um perfume que é mais harmônico e que não cansa o nariz,permitindo perceber outros detalhes da composição que são engolidos no original pelo aroma amadeirado couro mais agressivo. Certamente é para uma mulher forte, confiante e de personalidade, mas uma que consegue ser isso sem se tornar bruta.