27 de mar. de 2020

In The Box Valente Intenso - Avaliação Perfume Contratipo (Valentino Uomo Intense)


Quando se trata de avaliar um perfume há alguns critérios que você pode aplicar que servem tanto para um contratipo como para um perfume de nicho ultra-luxoso. Um perfume pode ser sempre avaliado com relação ao que ele propõe entregar e como irá entregar isso dado a faixa de preço que é praticada. Um contratipo não foge de tal métodologia, de forma que se avalia o quanto ele consegue entregar da fragrância original dado a faixa de preço que ele atua. Fora isso, mesmo quando um contratipo difere do original sempre dá para considerar o quão interessante é o que ele entrega.

De todos as inspirações que a In The Box entrega por hora Valente Intenso é a que menos me agradou apesar de ser um perfume que não posso negar que é muito bom em aroma e passaria tranquilamente como importado. Valente Intenso entrega as nuances gourmands, de couro e de iris que o Valentino Uomo Intense entrega, porém no meu teste a forma que isso é entregue muda a fragrância na minha percepção olfativa.

Enquanto Valentino Uomo Intense parece equilibrar bem a iris, baunilha e couro a versão da In The Box carrega mais no aroma de couro do que iris. A forma como a iris é proposta aqui ocasiona isso, sendo bem menos atalcada e mais perto do aroma de raiz e couro. Isso pode frustrar a alguns e agradar a muitos outros que não curtem esse tipo de aroma. Outra mudança que sinto é que Valente Uomo Intense parece entregar um aroma especiado de cardamomo e noz moscada que não sinto na versão original.

Conforme evolui na pele, os aspectos que mais diferem entre o original e a inspiração vão embora e os dois perfumes convergem para uma base similar, onde uma baunilha cremosa se mistura a um cheiro de iris mais atalcado e a um aroma amadeirado discreto. Muitos inspirados perdem a riqueza e similaridade em seus momentos de evolução mas Valente Intenso não perde a riqueza no aroma e se torna mais similar ao original. Sinto que como um substituto do Valentino Uomo Intense esse aqui pode decepcionar nos primeiros momentos na pele, mas de forma alguma isso acontece por redução de custo, com um perfume que mesmo divergindo de sua inspiração agrada muito no cheiro como um todo. Não é um dos meus favoritos da marca mas ainda sim é um perfume muito bem feito.