30 de mar. de 2020

Thera Cosméticos Ankara - Avaliação Perfume Contratipo (Dior Dune)


Certamente Ankara não é um dos perfumes mais vendidos da Thera cosméticos mas está entre uma das melhores reproduções da marca e é uma das jóias escondidas no catálogo da marca. Vale a pena falar um pouco mais dessa criação inspirada em um clássico e que serve como uma alternativa para quem busca algo diferente dos perfumes femininos atuais.

Ankara é inspirado no clássico Dior Dune, um perfume que foi lançado na década de 90 e criado para ser uma antítese das fragrâncias impactantes da década de 80. Dune foi feito para ter uma aura serena e calma mas seu aroma faz isso de uma maneira que mantém um ar de sensualidade e mistério no ar. A Thera escolhe bem dar um nome a ele de uma cidade clássica da antiguidade, capital da Turquia, mantendo assim o ar de mistério da composição e personificando o aspecto clássico da composição.

Certamente Ankara surpreende o público atual, visto que não é um perfume feminino doce ou de um aspecto chypre brilhante ou até mesmo de um floral extravagante. Há algo no aroma oriental amadeirado aqui que beira o masculino ou andrógino mas que é contextualizado no campo feminino por um aroma de pétalas de rosa e de flores exóticas, um aroma floral quente, quase queimado até. Ele é balanceado por um frescor sutil, como um vento no deserto, e que é representado pelo aroma do pau-rosa aqui, que poderia muito bem ser também a parte não canforada e limpa da lavanda visto que ambos possuem grandes doses de linalol.

Ankara difere de Dune principalmente pela ausência do aroma quase frutado e suculento da mandarina, o que o torna ainda mais sério na saída apesar do aspecto cítrico fresco. Na base o perfume parece favorecer também um pouco mais o sândalo e cria uma aura amadeirada persistente, delicada e bem perceptível. Não é um dos mais potentes em termos de performance da marca mas isso também pode contar a favor, criando um perfume que não domina o ambiente mas que também fixa muito bem. Ankara é um mistério, se destaca como algo diferente no catálogo da Thera, honra sua inspiração original e é também um perfume feminino que pelo seu caráter oriental amadeirado valeria a pena ao público masculino testar também.