30 de mar. de 2020

Thera Cosméticos Biblos - Avaliação Perfume Contratipo (YSL L'Homme)


Conhecida como uma das cidades mais antigas do Mundo, Biblos é o nome grego de uma cidade portuária fenícia que hoje é parte do Líbano. Era uma cidade importante no comércio antigo pois por meio dela o papiro egípcio era importantado para a Grécia, e sua influência traduziu-se no nome dado aos rolos e livros que eram publicados com o material importado a partir dela. É essa importante cidade na história da humanidade que é escolhida pela Thera cosméticos para personificar uma de suas inspirações, o perfume masculino YSL L'Homme.

Novamente temos a Thera oferecendo um produto baseado em um perfume que não é está mais em grande evidência porém que já foi um grande sucesso de vendas e, consequentemente, tem público cativo. Para mim, porém, Biblos é um projeto mediano, nem ruim nem brilhante a ponto de ser um substituto convincente do L'Homme original. E é um também onde as diferenças que são trazidas ao aromas não são compensadas por um aspecto técnico melhor.

A saída do perfume decepciona um pouco, tirando da ênfase justamente uma das coisas que dá a identidade do perfume original. Biblos não abre com o aroma picante de gengibre e em seu lugar prefere oferecer uma saída cítrica polída, um pouco metálica, brilhante, fresca e meio anônima também, uma difícil de identificar os elementos. Conforme o perfume vai evoluindo seu cheiro vai se aproximando ao do original, evidenciando o aroma mais verde de violeta, o aspecto fresco das especiarias e o aroma meio amendoado e de grama cortada da fava tonka, sendo esse mais discreto no cheiro em relação aos demais.

A base é similar ao perfume da Yves Saint Laurent, um aroma de cedro e vetiver que não é muito pesado e acaba ficando mais rente a pele. Como boa parte dos perfumes da Thera tem uma evolução muitas vezes mais robusta em relação ao original nesse caso acaba decepcionando um pouco, principalmente somado ao fato de que o perfume deixa a dever no aspecto mais interessante do original e demora um tempo a assumir a identidade desse. Certamente esse não é para os que buscam perfumes de grande fixação e rastro mas pode ser uma excelente escolha para quem busca um perfume casual pro dia-dia. Poderia ser bem melhor com alguns ajustes.