30 de mar. de 2020

Thera Cosméticos Ceres - Avaliação Perfume Contratipo (Mugler Angel)


Angel é um daqueles que perfumes que apesar de muitos anos após seu lançamento continua popular a ponto de seu preço não ter baixado, sendo um relativamente caro até hoje. Sua combinação de mel, chocolate, patchouli, notas frutadas e algodão doce foi um risco que se revelou bem acertado com o tempo, produzindo vários perfumes, contratipos ou não, que tentam imitar seu cheiro. A Thera Cosméticos é uma das empresas que capitalizou em seu sucesso, personificando o sucesso de Thierry Mugler em uma das deusas romanas da agricultura e fertilidade, Ceres.

Muitos perfumes que tentam imitar Angel focam principalmente no aroma de patchouli e no etil-maltol, o grande responsável pelo aroma de algodão-doce de muitos perfumes. Entretanto, a maioria das criações que tentam oferecer alternativas ou contratipos ao Angel não focam nos detalhes que tornam o perfume complexo e um sucesso até hoje e é justamente aí que o perfume Ceres da Thera brilha.

Como se esperaria de uma criação que homenageia uma deusa associada a fertilidade e fecundidade, Ceres capricha nos detalhes e é fidedigno à ideia do Angel. O perfume não é um clone perfeito, mas reproduz bem o aroma adocicado de mel, as nuances azedinhas frutadas, o aspecto de chocolate amargo, a doçura do algodão doce e o aroma terroso do patchouli. A impressão que tenho é que o perfumista Mario Torri Neto talvez tenha diminuído propositalmente essa última faceta, suavizando um pouco a aura mais masculina que o Angel possui na pele após passar a evolução. Ainda sim, da forma como as mudanças são feitas o resultado final é bem consistente com sua fonte de inspiração.

Ceres não apenas agrada muito em sua fidelidade à fragrância original como também surpreende em seu aspecto técnico, sendo tão intenso quanto o Angel do começo ao fim da evolução. Não é necessário exagerar nas borrifadas com esse e a moderação produz um aroma gourmand bem sofisticado e sensual que irá durar o dia todo na pele. Considerando o quanto a Thera cobra por 100ml do produto é um achado para quem deseja ter o Angel em um orçamento bem limitado. Um presente dos deuses romanos ao consumidor brasileiro.