30 de mar. de 2020

Thera Cosméticos Dublin - Avaliação Perfume Contratipo (Paco Rabanne One Million Prive)


Não sei se é intencional mas a Thera cosméticos reserva suas inspirações orientais para perfumes que são nomeados a partir de cidades importantes na história mundial. Dublin, capital da Irlanda, é uma das cidades antigas na história da humanidade e representa hoje um importante centro cultural, educacional e industrial. Para honrar tal cidade a marca reserva uma inspiração especial, que apesar de conhecida não seria uma escolha óbvia para ser contratipada: Paco Rabanne One Million Prive Masculino. E aí está um dos grandes diferenciais de empresas como Thera e In The Box em relação a outras marcas de contratipos, que é a de trazer boas opções e que fuja do mais do mesmo que quase todas as marcas oferecem.

Dublin não é uma reprodução perfeita e isso é uma característica dos contratipos em geral, você tem que sempre avaliar o quanto as diferenças mudam a identidade/essência do perfume e o quanto elas podem trazer ganhos à identidade ou performance do mesmo. No caso aqui a Thera parece que sacrifica parte do aspecto gourmand mais suave do perfume para fazer com que ele continue perceptível na pele por um bom tempo. E essa adaptação ainda sim garante um bom nível de semelhança com o perfume original.

Dublin abre de maneira similar ao Prive, com um aroma de canela bem evidente, uma versão da especiaria que apresenta tanto o aspecto especiado mais seco, que remete a cravo, como ao lado mais docinho, que lembra bala de canela. Dublin parece por mais foco na canela, segurando-a mais tempo na pele e combinando seu aroma ao aspecto amendoado da fava tonka. O tabaco já era discreto na versão original e aqui acaba indo mais para segundo plano ainda e de alguma forma um certo aspecto meio amenteigado do original se perde. Porém, diferente do tradicional o perfume não some na pele na evolução, com o patchouli se tornando mais evidente e dando um aspecto amadeirado e terroso mais presente nessa adaptação.

Ainda a projeção de Dublin seja até modesta comparada com a de outros perfumes da Thera a adaptação da marca consegue melhorar isso em relação ao original e torna sua identidade como um todo mais consistente e interessante. Dublin entrega um oriental moderno e bem equilibrado e que faz justiça à cidade que o nomeia. Para quem busca uma versão do Privee com um bom custo/benefício e está disposto a encontrar algumas diferenças no cheiro esse aqui é uma excelente opção.