30 de mar. de 2020

Thera Cosméticos Gauss - Avaliação Perfume

A linha de perfumes exclusivos da Thera Cosméticos funciona como uma espécie de reflexão pessoal de seu dono, Mario Torri, com relação às várias inspirações que ele pessoal trabalhou na linha de contratipos da marca. Em Gauss Mário faz uma dessas reflexões baseada, ao que tudo indica, na itentidade do perfume Dior Homme. E escolhe sua visão da mesma ideia para homenagear uma importante figura da ciência - Carl Friederich Gauss.

Minha interpretação pessoal é que da mesma forma que o cientista em seu tempo foi capaz de contribuir com diversos ramos da ciência Gauss o perfume tenta adaptar essa versatilidade para uma composição sofisticada, apoiada em 3 frentes: especiarias, notas frutadas, madeiras. Há mais 2 facetas não ressaltadas e que permeiam o perfume e contribuem com a sua visão multifacetada: couro e iris.

Certamente essas 2 frentes é que contribuem para que a princípio o perfume soe como uma variação que fica entre o Dior Homme e o Dior Homme Intense, mas é justamente nas madeiras e notas frutadas que Gauss constrói sua própria identidade. Mário é habilidoso em trazer notas amadeiradas secas e potentes sem que elas roubem a cena e isso liga Gauss aos outros integrantes da linha exclusiva ao mesmo tempo que reforça a aura masculina. Dessa forma, o aroma das frutas vermelhas acaba não adquirindo contornos delicados e femininos e o aroma atalcado da iris acaba sendo encaixado nessa base amadeirada mais potente. A sensação de couro acaba permeando a composição e as vezes parece estar um pouco em desarmonia com o resto. As especiarias acabam sendo trabalhadas de uma maneira mais fresca e é um ponto que poderia ser melhor na fragrância.

Gauss chega muito perto de ser um perfume perfeito, são pequenos detalhes que acabam impedindo. Ainda sim, é outra criação da Thera que entrega muito pelo seu preço e que irá agradar bastante a quem busca uma fragrância equilibrada, potente e de personalidade. Algo que me chamou a atenção hoje é que todos os perfumes da linha exclusiva da Thera por terem um DNA em comum certamente produzirão resultados interessantes se utilizados em combinação. Vale a pena testar isso para criar uma combinação que seja só sua.