30 de mar. de 2020

Thera Cosméticos Lutz - Avaliação Perfume

Lutz é outra das criações próprias da Thera Cosméticos que faz uma homenagem a uma figura importante e pouco conhecida da ciência brasileira. Uma pesquisa rápida revela que Adolfo Lutz foi um médico e cientista brasileiro, considerado o pai da medicina tropical e da zoologia, pioneiro na área de epidemiologia e na pesquisa de doenças infecciosas. Lutz se junta a Nise e Lussac como figuras importantes da ciência brasileira homenageados pela Thera e se pararmos para pensar, essa abordagem da Thera de nomear suas criações com importantes figuras da ciência cria elementos de uma perfumaria de nicho, visto que forma uma coleção com um tema em comum, um bem interessante por sinal. Isso só não acaba configurando uma abordagem de nicho pois apesar das homenagens irem para os nomes o conceito não é explorado de forma mais aprofundada, talvez pensando no público mais comercial e amplo que a marca possui.

De certa forma Lutz e Nise formam um casal, eles compartilham uma base similar, um aroma amadeirado e ambarado seco que é trabalhado com identidades diferentes em cada uma das composições. Em Nise essa ideia ganha um aspecto mais gourmand, nuances frutadas e um aroma floral exuberante de tuberosa, o que o torna bem sensual e marcante. Lutz adapta tais descritivos para uma ideia mais masculina, para um contexto onde em vez de frutas e flores temos cítricos, lavanda, ervas, tonka e a estrela da composição, íris. Diria que Lutz é o estudo do perfumista e dono da Thera, Mario, em como fazer uma iris ao estilo do Dior Homme porém sem cheiro de talco e maquiagem.

Digo que Lutz é bem sucedido nesse propósito de forma que ainda que nos primeiros momentos de seu cheiro você pense no Dior Homme e na Iris mais atalcada em pouco tempo essa percepção se dissipa. A forma encontrada de criar o aroma da iris e esconder suas nuances atalcadas foi a de criar protagonistas de perfil aromático tão intenso quanto o dela. Assim, rapidamente o aroma amadeirado seco e ambarado da base vem ao encontro da iris atalcada para quebrar esse aspecto dela. Ao mesmo tempo, nuances cítricas e levemente mentoladas dão um aspecto mais aromático a ideia. Conforme evolui, um aroma amendoado de tonka e um aspecto especiado quente se juntam a iris no corpo da fragrância. No fundo, o aroma amadeirado seco que aparece na saída acaba predominando na pele e ganhando nuances de vetiver, cedro e patchouli.

Lutz da mesma forma que Nise e Lussac são criações com um apelo comercial mas que estão na linha mais premium da Thera Cosméticos pelo cuidado ainda mais caprichado nos detalhes das fragrâncias e considerando bem o que o público da marca deseja: performance. São aromas marcantes e presentes na pele do começo ao fim, mas criações que fazem isso tendo um aroma bem estruturado e pensado nos detalhes para agradar ao consumidor. Dessa forma, são criações que fazem justiça às ilustres figuras que homenageiam.