30 de mar. de 2020

Thera Cosméticos Sofia - Avaliação Perfume Contratipo (Chanel Gabrielle)


Uma coisa que eu acho interessante na nova geração de empresas que tem atuado com contratipos no Brasil é o fato de que é bem fácil você esquecer que está usando um perfume contratipo. Ainda que as fragrâncias não sejam 100% iguais o fato é que elas não soam inferiores nem nos quesitos técnicos de performance e nem na complexidade e evolução do perfume na pele. Você não tem a impressão de estar usando um produto inferior, mesmo em inspirações de grifes mais famosas e caras como é o caso de Sofia, cuja a referência olfativa é o perfume Chanel Gabrielle. Até nesses casos o que se tem em mãos é um produto que se compromete com a excelência de ser o melhor possível que pode para chegar bem próximo do que o inspira.

No caso de Sofia essa proximidade me surpreende e o perfume soa tão agradável e abstrato quanto a criação mais recente da casa Chanel para o público feminino. A Thera parece ter adaptado um pouco a saída, onde não consigo perceber o leve toque aldeídico que o Gabrielle possui. Noto também que inicialmente o aspecto chypre da base é mais evidente, o que torna a conexão entre Gabrielle e Chance ainda mais clara. Mas passado esse momento inicial, Sofia evolui para um caminho onde a saída apresenta um cítrico delicado e uma rápida evolução para toques florais de jasmim, ylang, iris e lírio do vale, criando um corpo floral moderado e elegante. A base mantém um leve toque de jasmim e iris e evolui para um aroma aconchegante de sândalo e almíscar, apenas sugerindo de forma distante o aspecto chypre moderno.

Não costumo comentar sobre performance, entretanto Sofia me surpreendeu. Diferente da saída moderada de Gabrielle Sofia parece criar uma aura bem marcante em seus primeiros momentos e dependendo do quanto você passar é notável o rastro que ele deixa. Depois que o perfume acalma seu aroma permanece moderado mas sempre perceptível ao nariz, com muita elegância. É um excelente projeto da Thera e um que a não ser que você faça questão de ter o original e apresentação da marca eu diria que vale muito a pena, um custoXbenefício imbatível.