24 de abr. de 2020

Elie Saab Girl of Now - Avaliação Perfume


Certamente um dos estilistas mais bem sucedidos dos últimos anos ao lançar uma linha de perfumes foi Elie Saab. Confiando sua primeira composição a Francis Kurkdjian o estilista Libanês lançou em 2011 Elie Saab Le Parfum, uma composição que capturou o público feminino pela forma moderna, elegante e adulta que a flor de laranjeira foi retratada. Isso gerou diversos flankers ao longo dos anos, entre eles Le Parfum Intense (2013), Le Parfum L'eau Couture (2014) , Le Parfum Resort Collection (2015) Le Parfum Rose Couture (2016).

Ainda que a marca continue a colher frutos do bem sucedido primeiro-lançamento uma hora Elie Saab teria que seguir com um novo pilar dentro de sua linha olfativa e em 2017 a marca então lançou Girl of Now, ainda mirando uma mulher moderna e elegante mas buscando um público mais jovem dessa vez. Girl of Now é um perfume que como outros perfumes dos últimos anos trás uma mensagem de empoderamento e encorajamento da mulher jovem e moderna e de certa forma é um complemento à imagem olfativa da flor de laranjeira inciada em 2011.

Eu diria que é difícil avaliar o empoderamento e encorajamento feminino a partir de um perfume, mas vale a pena comparar como Girl of Now não se vale de clichês vazios para produzir uma caricatura triste da mulher jovem moderna, coisa que o esquecível Lancome Idole fez posteriormente. É um perfume que não trata a mulher jovem como desprovida de bom gosto ou capacidade de apreciar boas fragrâncias mas ao mesmo tempo é consciente de que muitas dessas mulheres gostam de aromas doces e gourmands.

Por essa perspectiva diria que Girl Of Now é um dos perfumes florais gourmands da última decada que mais consegue aliar sofisticação aos clichês da perfumaria feminina da última década. O aroma floral branco açúcarado está aqui, o toque frutado suculento também aparece e a base oriental ambarada também flerta com chypre moderno como em muitos dos últimos perfumes femininos.

O que o diferencia dos outros é justamente a atenção ao detalhe e uma certa homenagem também a sensualidade feminina de outras eras. É como se a jovem mulher de Girl Of Now se aposasse da sensualidade floral amendoada do perfume Hypnotic Poison e a projetasse para um contexto mais docinho, mais intenso e com um discreto toque powdery adocicado. É um perfume que me parece mostrar uma mulher que escolhe ter tudo o que ela quer dentro de uma fragrância: doçura sem abrir mão da classe, elegância sem abrir mão do rastro e da projeção, sensualidade sem soar caricato ou muito sensual. É uma fragrância capaz de chamar a atenção tanto pelo seu impacto como pela sua graça, algo que não é fácil.