13 de abr. de 2020

L'Envie #001 São Paulo is Burning - Avaliação Perfume


O perfume que numericamente dá início á coleção da L'Envie é inspirado no que é conhecido por ser o coração econômico do Brasil, a cidade de São Paulo. Se destaca que a marca homenageie uma cidade que em geral é esquecida das inspirações olfativas, que focam justamente nas belezas do Nordeste e do Rio de Janeiro. E para homenagear o caráter urbano e cosmopolita de São Paulo a L'Envie oferece uma composição que procura surpreender por um acorde ousado de couro.

Ainda que o foco da descrição olfativa seja o acorde de couro e ele de fato seja entregue eu vejo como destaque e ousadia a utilização dos aldeídos. Aqui eles funcionam perfeitamente em dar um aroma brilhante, intenso e metálico a abertura, trazendo um aspecto urbano que combina muito bem com São Paulo. Eles trazem algo distinto aos primeiros minutos cítricos da composição.

O aroma de couro que vem em seguida é uma mescla de novidade com nostalgia e atemporalidade, resgatando referências olfativas que por mais que sejam conhecidas são pouco exploradas na perfumaria comercial atual. A ideia aqui me parece ser atingir um equilíbrio amadeirado e levemente emborrachado com uma boa dose de musk e sândalo com a quantidade certa de couro, notas ambaradas e musk.

Essa mescla me faz pensar numa espécie de intersecção entre referências olfativas de outras fragrâncias. Nos primeiros momentos minha memória olfativa parece ir imediatamente a um clássico urbano da Armani, o perfume Emporio Armani He. Ao mesmo tempo há algo na mescla de couro, notas frescas e madeiras que me remete ao cobiçado e raro Dolce & Gabbana By Man e ao pouco conhecido porém muito bom Very Valentino Uomo. São Paulo is burning também remete de maneira distante ao perfume Cuiron de Helmut Lang, que é uma criação mais obscura e pouco conhecida do público em geral. Um aspecto que se destaca como algo distinto é a utilização de uma base de ambar que acaba dando uma toque distante de agarwood e especiarias à composição.

São Paulo is Burning no contexto da perfumaria nacional é ousada e condizente com a proposta de homenagear a cidade de São Paulo. A fragrância oferece um couro moderno, usável e bem balanceado, um que resgata referências da perfumaria do passado e que são referências boas e esquecidas/pouco exploradas no momento.