7 de abr. de 2020

Maracujá Brasil Flor de Lotus & Rosas - Avaliação Perfume



Que história os perfumes da Maracujá Brasil contam? E para qual público eles se voltam? São duas perguntas que me parecem não ter uma resposta conforme testo cada novo integrante da coleção. Vejo aqui uma marca que por mais que tenha anos de mercado e tenha experiência e pragmatismo na escolha de suas fragrâncias parece atirar para todos os lados e confusa com o que deseja ser.

Se por um lado Flor de Lotus & Rosas tem pontos positivos por não parecer similar a outras criações comerciais, por outro lado é uma fragrância em cima do muro, um borrão de notas olfativas que parece ter sido feito para quem não gosta de perfume. Mas é um borrão que não decide nem se deseja ser moderno ou se deseja ser antiquado e na dúvida tenta ser os dois.

Não que eu ache a fragrância ruim ou pobre - pelo contrário, o aroma em si é bom. Só que não conta a história das rosas e mira numa Flor de Lótus que parece mais proprícia para um sabonete de luxo do que um perfume com ares conceituais que pretende dar protagonismo à Rosa e à Flor de Lótus.

Flor de Lótus & Rosas é uma fragrância suave, como outras da casa. Abre com um aroma cintilante e delicado de bergamota e rapidamente revela um floral aquático bem suave e com ares de sabonete. Aos poucos surge um acorde picante e floral que remete mais a flor de cravo em si do que rosas. Há um jasmim distante e simples, do tipo que você encontra mais em sabonetes do que em perfume de fato.

Na base o perfume dá uma virada excêntrica e se transforma numa espécie de chypre vintage que se torn a moderno em uma overdose de musks. Assim percebe-se um aspecto meio terroso e musgoso e toques de flores especiadas vintage sufocando em um mar cremoso de musks e toques de baunilha. Essa última fase dura na pele mas tem uma performane bem mais rente. É um perfume que exige atenção para que se note as nuances e que não deve ser comprado baseado no nome em si ou nas expectativas de um chypre moderno ou de evidência nas notas que lhe dão seu nome.