2 de abr. de 2020

Maracujá Brasil Vetiver & Bergamota - Avaliação Perfume


Vetiver & Bergamota foca em dois protagonistas populares da perfumaria masculina mas é uma fragrância que pode agradar também a mulheres que busquem alternativas a perfumes florais e/ou doces. A marca é bem honesta ao dizer que sua fragrância é suave e fresca e ressalto isso pois quem espera algo potente e marcante devido a concentração EDP deve levar em conta isso. Outra coisa bem realista da descrição são as pinceladas de vetiver: quem espera um perfume muito amadeirado não irá encontrar aqui. O maior protagonista mesmo é a bergamota.

De maneira geral Vetiver & Bergamota parece seguir o caminho olfativo do perfume Sauvage da Dior mas não é igual ou parecido a ponto de ser uma inspiração. É como se tivessem passado como referência no processo de criação o sucesso de vendas da Dior e pedido para fazer um perfume que coubesse em uma linha acessível com ares de nicho.

O frescor cítrico e suculento da bergamota abre com um leve toque metálico fougere, mas a lavanda que vem a seguir é bem equilibrada e a utilização secundária da mandaria e da sálvia contribui com pequenos detalhes que garantem a identidade própria do perfume. A folha de violeta acaba não se destacando tanto, está mais aqui como um toque para sustentar o aspecto verde e fougere moderno da composição.

A base parece focar em um amadeirado com bastante almiscar, o que cria um aroma macio e segunda pele onde vetiver e ambar aparecem de maneira distante, quando a temperatura do corpo aquece. Não há grande uso de ambroxan aqui, o que certamente ajuda também a distanciar a semelhança entre Vetiver & Bergamota e o perfume Sauvage.

Das 7 criações esse aqui é um dos que menos me cativou, principalmente pelo caráter suave da fragrância, pela lembrança do Sauvage e pela ausência de Vetiver na fragrância. Entretanto, Vetiver & Bergamota é uma criação bem honesta e condizente com sua descrição e faixa de preço. Não é um perfume surpreendente ou arriscado, mas é bem confortável para utilização cotidiana e em dias de calor e sua performance parece melhorar quando utilizado de maneira mais generosa.