11 de mai. de 2020

Atelier des Ors Bois Sikar - Avaliação Perfume



Em Bois Sikar o criador da Atelier des Ors, Jean-Phillipe Clermont, faz tanto uma homenagem à sua experiência na indústria do tabaco como ao mesmo tempo aposta em uma temática que se encaixa muito bem nas tendências atuais. Com um nome que faz referência à madeiras defumadas, Bois Sikar se inspira em charutos de Havana, umidors de madeira e uísque single malt de aroma turfoso/defumado.

Isso é tudo que você precisa saber para entender Bois Sikar, que vende exatamente a narrativa que seu nome e inspirações refletem. A Atelier des Ors parece aqui aperfeiçoar e equilibrar um aroma defumado, seco e levemente salgado que tem aparecido em outras criações, como se desse uma cara mais luxuosa e equilibrada a um aroma que certamente não é fácil de agradar.

Nos primeiros minutos Bois Sikar vende justamente um aroma de fumo seco, defumado e animálico. Eu vejo que é como se estívessemos abrindo o Umidor onde ficam guardados os preciosos charutos e estivessemos então apreciando seu aroma, desde seu cheiro antes de ser acendido até observarmos seu rico e seco aroma de tabaco e especiarias se espalhando pelo ar com um toque defumado e animálico de castóreum de fundo.

Conforme apreciamos nosso charuto um aroma seco e meio ceroso de bebida começa a se tornar perceptível também, como se o cheiro do uísque que é colocado no copo para ser bebido se misturasse ao aroma do charuto. É curioso que há também um leve toque salgado aqui, que não sei evidenciar exatamente se vem da construção do charuto ou se vem do aroma da bebida.

Em uma última fase Bois Sikar termina justamente como seu nome sugere, amadeirado e com leves nuances defumadas que se misturam ao cheiro do cedro, como se a caixa do umidor absorvesse parte do aroma defumado e de tabaco. É o último momento dessa experiência sensorial e olfativa e que fecha com coerência o que é contado. Bois Sikar trás um aspecto luxuoso e retrô a algo apreciado no momento na perfumaria e o faz com muita classe e estilo, em um perfume que é curiosamente desafiador e fácil de usar ao mesmo tempo.