4 de mai. de 2020

Beaufort London Iron Duke e Vi Et Armis - Avaliação Perfumes



O fato de a perfumaria ser uma arte e um ofício que não retém sua memória e história para a população de forma geral permite que numa espécie de ciclo constante de renovação o antigo volte a ser novo e ousado nas mãos certas. Vejo que a BeauFort London de certa forma se utiliza dessa premissa como sua base de sustentação nos perfumes que lança.

Iron Duke, por exemplo, é um tributo a um duque da história britânica, Arthur Wellesley, e faz toda sentido assim que a marca mire em uma composição que soa como um fougere mais clássico com toques animálicos.

A forma como isso é modernizado depende basicamente da amplificação dos elementos da base, principalmente o couro, e a criação de uma aura seca de tabaco, com os dois sobressaíndo-se sob a parte mais animálica da composição.

Por cima disso constrói-se um aroma floral herbal que me parece girar ao redor de gerânio e algo que dá um toque salgado a composição. De maneira geral, me remete a outro perfume britânico, Miller Harris Fleurs de Sel, mudando o foco da base mineral do Fleurs de Sel para algo mais animálico.

Vi et Armis utiliza de inovador e diferente um aroma que hoje poucos reconheceriam como couro: bétula retificada. Já tive a chance de sentir o óleo essencial quando me aventurei a estudar perfumaria e esse certamente entra entre os aromas exóticos que senti: um aroma salgado, defumado e que chega a remeter a churrasco. Quando penso na diferença entre as palavras defumado e esfumaçado para mim o óleo da bétula retificada é um bom exemplo disso.

Vi et Armis certamente usa uma dose de bétula retificada que mesmo que seja pequena o coloca em evidencia, dando um cheiro salgado, defumado e que remete a carvão logo na saída. Por trás disso há outra composição clássica que também remete a fougere clássico especiado e nesse sentido as duas criações parecem faces distintas de uma mesma moeda, ecos de um mundo que não existe mais ou que se tornou excêntrico. Não são composições para muitos, ainda mais pelas saídas, porém para quem deseja se destacar com algo que dura e que retém sua personalidade ao longo da evolução vale a pena conhecer.